segunda-feira, 9 de julho de 2012

MP e Coomigasp assinam Termo de Ajustamento de Conduta

São objetivos deste Termo de Ajustamento de Conduta – TAC assinado na sexta-feira (06) entre a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – Coomigasp e o Ministério Público.
(a) Organizar os órgãos e mecanismos de administração da Coomigasp; (b) organizar a gestão financeira da Coomigasp; (c) priorizar a diretriz de que parte da receita da Coomigasp será necessariamente distribuída entre os seus associados, o que é o objetivo central da Entidade; (d) rever o registro dos associados da Coomigasp; e (e) criar melhores condições para o acontecimento de Assembleias Gerais do que as atuais;
Ainda no documento a Coomigasp deverá promover a reforma do seu estatuto social para previsão das disposições desse Termo, deverá ainda observar as disposições do Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério das Minas e Energia. A Colossus participará deste Termo de Ajustamento de Conduta, na qualidade de interveniente-anuente e se compromete a entregar, mediante recibo para a Coomigasp, cópia de todos os contratos celebrados, bem como dos documentos societários da Serra Pelada – Companhia de Desenvolvimento Mineral. Essa obrigação é estipulada em razão do desfalque noticiado pela atual Diretoria da Coomigasp, nos arquivos existentes.
Concluída a elaboração pela empresa de administração financeira contratada do orçamento de finalização do exercício de 2012 e do plano de pagamento das dívidas dos exercícios de 2011 e 2012, a Colossus examinará, em caráter excepcional, as condições para viabilização dos pagamentos programados, mediante a antecipação dos prêmios contratuais.
Após essa eventual antecipação excepcional, se efetivamente ocorrer, não haverá nenhuma outra transferência extraordinária de recursos a tal título no futuro pela Colossus.
A Coomigasp indicará o Presidente interino e outro Diretor para integrarem os cargos de administração da Serra Pelada – Companhia de Desenvolvimento Mineral reservados à Entidade, com poderes e funções a eles inerentes.
Lido e assinado, o presente compromisso constitui título executivo. Fica eleito o foro da Comarca de Curionópolis para dirimir quaisquer controvérsias decorrentes deste Termo de Ajustamento de Conduta, ficando as partes incumbidas de efetuar ampla publicidade de seu instrumento.
Segundo o promotor de Curionópolis a ação visa garantir transparência e profissionalismo na gestão da Cooperativa; Garantir que a maior parte dos recursos provenientes da exploração da mina de outro vá para o garimpeiro;  Criar mecanismos que garantam a legitimidade das decisões na assembleia geral, impedindo que a diretoria pague transporte, alimentação e estadia para o eleitor cooperado.
Texto: Wenderson Costa | reporter30.com.br
 por Ascom Coomigasp/Freddigasp

Nenhum comentário:

Postar um comentário