quinta-feira, 25 de novembro de 2010

COOPERATIVAS PODEM DESAPARECEREM

COOPERATIVAS NÃO PRODUTIVAS CORREM PERIGO DE DESAPARECEREM DO MAPA
Há quanto tempo às cooperativas Coomispe, Coompro e Coompag possuem a Permissão de Lavra Garimpeira – PLG – outorgadas pelo DNPM?

A Coomispe, a primeira obter o documento já vai entrar para o quinto ano que possui uma PLG e até agora não colocou em pratica a cata do minério secundário existente na sua área de 628 hectare. No mesmo caminho estão a Coompro e a Coompag . A lei que regula a outorga de PLG  exige que se trabalhe no mais tardar em 90 dias, caso contrário se não for aceito a justificativa a cooperativa ou  dono do garimpo, perde o título, e o garimpo para qualquer outra pessoa que se habilitar. Foi assim que aconteceu com a Coomanse que já perdeu a sua área junto ao DNPM do Pará.

A PLG obriga ainda que os  trabalhos na lavra, não sejam parados por um prazo superior a 120 dias. Caso contrário, da mesma forma acima; o outorgado perde o direito da PLG e do seu garimpo. Durante anos as sociedades dessas cooperativas apenas vem arcando com dinheiro para pagar as consecutivas multas cobradas pelo DNPM para que sejam renovadas o prazo de validade das respectivas PLG`s.

E vai continuar assim se os atuais presidentes dessas cooperativas não fizeram o mesmo caminho que fez o presidente da Coomic que lutou e conseguiu no mês passado o seu alvará de pesquisas  que lhe autoriza a realizar o processo de sondagem na área requerida pela Cutia.

Mais isso está sendo difícil de ser assimilados pelos atuais dirigentes da Coomispe, Coompro e Coompag.  Acham que aqueles que compraram um titulo para se tornarem sócios de suas cooperativas estão dispostos a deixarem suas cidades de origem para se tornarem garimpeiros aventureiros  equipados com suas bateias e candidato a  contrair malarias e outras enfermidades na região  do distrito minero de Curionópolis.

Muitos daqueles que vinham pagando as suas contribuições em dias já deixaram a muito tempo de dar qualquer tostão. E não adianta os dirigentes dessas entidades anunciarem de que, quem não paga está fora da sociedade.  Ninguém investe em coisas que não dar lucro ou retorno futuro. A continuar assim, a Coomispe, Coompro e Coompag tendem a desaparecer do mapa por insolvência ou perder as suas áreas para outras cooperativas como aconteceu com a Coomanse.

PARCERIA DA CUTIA E COLOSSUS PODE OCORRER EM JANEIRO

O presidente da Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia - Coomic, Raimundo Lopes  anunciou ontem que a  Colossus caminha para ser a parceira preferencial na execução das pesquisas geológicas a serem implementadas na rica  área 629 hectares ação que ainda será decidida por uma próxima assembléia geral a ser convocada para este fim. “Vamos fazer todo o esforço do mundo para que esse trabalho de sondagem já possa ser iniciado a partir de janeiro”, disse Raimundo Lopes.

Ele afirmou que o ano de 2010 tem sido muito promissor para os 8.500 sócios da Coomic que estão lhe dando total apoio para transformar o antigo garimpo da Cutia na segunda mais importante mina de ouro, depois da Coomigasp, do Distrito Mineiro de Serra Pelada. “Só vamos conseguir essa façanha se fizermos uma boa parceria com uma empresa que já tenha conhecimento técnico, que conheça e respeite o  garimpeiro e que  já vem operando na região. Para nós da Coomic,  essa empresa é a Colossus que já demonstrou interesse em trabalhar com a Cutia ”, apontou Raimundo.

A persistência de Raimundo Lopes na árdua luta para que a Cutia chegasse a onde chegou o eleva ao mais alto patamar de confiança da sociedade. Raimundinho vai fechar o ano com 100% de aprovação da sociedade da Coomic. Ele que assumiu a presidência em 14 de  Fevereiro deste ano, já trás em seu currículum importantes vitórias e promete trabalhar com firmeza  para garantir transparência em suas ações. Raimundinho como é mais conhecido no meio garimpeiro, disse que pretende adotar em seu mandato normas rigorosas de administração para que sua cooperativa não incorra em erros que venham a prejudicar seus associados. “Vamos buscar o apoio da Agasp Brasil, das autoridades do DNPM e da Secretaria de Meio Ambiente para que possam nos orientar a fazer da Coomic uma grande empresa de mineração”, afirmou. Para isso já está conversando com empresa da area da gestão administrativo para assessorar a cooperativa no sentido de que ela possa fazer uma parceria segura e que seja boa para ambos os lados.  “Pretendemos sair na frente contratando profissionais de Geologia para que possamos nos manter informados do potencial minerário que está sob nossa responsabilidade”, assegurou.
.

A TRAGETORIA DE UM PRESIDENTE
Tendo tomado posse em fevereiro deste ano, Raimundo Lopes, buscou e conseguiu a PLG – Permissão de Lavra Garimpeira com validade de 5 anos , entregue pelo próprio ministro de Minas e Energia Macio Zimmermann na manhã de sete de maio  em Curionópolis na presença de 30 mil garimpeiros.

Para conseguir a sua PLG, Raimundo teve que se aquartelar por todo o mês de Abril, dentro da Secretaria de Meio Ambiente em Belém e só saiu de lá o documento, expedido com base no Relatório de Controle Ambiental (RCA) que  credenciou  a cooperativa  pleitear junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) a Permissão de Lavra Garimpeira (PLG).

Em 25 de maio Raimundo Lopes resolve inaugurar o Posto de Atendimento na sede do município de Curionópolis o transformando num centro de informações internas voltadas para a sua sociedade.

Em 24 de setembro , Raimundo faz o mesmo caminho vitorioso feito pela sua co-irmã Coomigasp  ao com seguir um  Alvará de Pesquisa  que autoriza a Coomic realizar sondagens geológicas na sua rica área.

Dia 3 de outubro,  com o seu Alvará de Pesquisas nas mãos , a Coomic recebe pela primeira vez propostas  por parte da Colossus  em querer fazer uma parceria para a execução das sondagens  geológicas e para a exploração do ouro primário da Cutia.

Ainda no mês de outubro e para atrair grandes parceiros, Raimundo Lopes moderniza e faz a inauguração das novas instalações da sede administrativa da Coomic dentro da área do garimpo. O ato solene foi realizado na presença de um público invejável, composto por 80% dos presidentes de todas as cooperativas de mineração do município e representantes dos mais variados segmentos sociais.

Já este mês de novembro, Raimundinho participou de uma importante reunião com a empresa Colossus Geologia e Participações, em Belo Horizonte na qual discutiram de forma preliminar sobre a possível parceria com o grupo canadense. Uma segunda rodada de reunião entre a direção da Cutia e a direção da Colossus ocorreu na segunda-feira passada em Curionópolis.

Como se ver a Cutia e os seus 8.500 sócios deram sorte com o atual presidente Raimundo Lopes. A sociedade está em festa. O Garimpo da Cutia, distante 22 km do garimpo de Serra Pelada, vai volta a produzir. Agora será atrás do processo mecanizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário