domingo, 14 de novembro de 2010

AS PODEROSAS DO PARÁ

Mulheres dominam emprego em Serra Pelada


Atualmente, a mão-de-obra feminina já soma quase 20% das contratações.
A fase de implantação do Projeto de Mineração do garimpo de Serra Pelada, de responsabilidade da parceria firmada entre a Cooperativa Mista de Garimpeiros, Coomigasp e a empresa canadense Colossus, está investindo na contratação de mulheres para atuar nos trabalhos da mina. Atualmente, a mão-de-obra feminina já soma quase 20% das contratações.
Em frentes de trabalhos tipicamente masculinas, as mulheres contratadas pela mineradora atuam em diversas funções como técnicas de segurança no trabalho, auxiliares, apontadoras, assistentes sociais, promotoras de eventos e arquitetas. Só na comunidade garimpeira, quase 40 mulheres foram contratadas para trabalhar no projeto.
No projeto Serra Pelada, cerca de 500 funcionários trabalha sob o olhar atento das funcionárias Monalisa Araujo e Tatiane Arouche, técnicas em segurança do trabalho, responsáveis pela fiscalização do uso de equipamentos de segurança de todos os trabalhadores da sinalização de estradas e da área do projeto.
Para Luiz Carlos Celaro, engenheiro responsável pela implantação da Mina, a inclusão da mão-de-obra feminina é algo fundamental em um projeto desta grandeza. "Mais do que homens, mulheres conseguem trabalhar sob pressão e um projeto como este, exige alto desempenho," finalizou Celaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário