sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PROJETO SERRA PELADA AOS JORNALISTAS

O Projeto Serra Pelada é apresentado aos jornalistas da Região

Um dos projetos mais arrojados dos últimos tempos é o projeto Serra Pelada, que vem com uma expectativa de geração de muitos empregos para a população  de Serra Pelada.  Onde a grande expectativa dos moradores daquela localidade é a de ser uma saída para a melhoria de suas vidas, os sobreviventes garimpeiros e comerciantes que viveram por mais de vinte anos ali, sem um mínimo de estrutura possível.

Agora, após todos os entraves sofridos para a não realização do projeto, a Colossus Minerals Inc  vence todas as batalhas e inicia o tão esperado Projeto Serra Pelada, que promete tirar os milhares de garimpeiros que tanto esperaram, para um merecido descanso e  uma vida digna. No último Sábado (13) o projeto Serra Pelada foi apresentado “in loco”  a vários jornalistas da região pelo representante da diretoria da Colossus Minerals Inc, o engenheiro de mina Luciano Sousa, que esclareceu dúvidas  e explicou como o projeto será desenvolvido, inclusive as etapas que deverão ser seguidas, desde o inicio das escavações até o fechamento da mina.

A única autoridade presente foi à vice-prefeita de Curionópolis, Iraides campos, que acompanhou todo o trajeto juntamente com toda equipe de jornalistas e fotógrafos.

 Foi apresentada aos jornalistas uma máquina de grande porte de nome “Tatus de Túnel” para a escavação do túnel, que segundo Luciano, tem a capacidade de escavar vinte metros diários. E ainda uma segunda Máquina do mesmo porte que estava sendo descarregada por um guindaste, para ficar em stand by, caso ocorra qualquer problema com a principal, e até mesmo quando estiver em manutenção, para que não seja interrompido o trabalho.  Ainda segundo Luciano, o túnel que só chegará às galerias de ouro a partir dos 250 metros de profundidade e que no momento tem por volta de 50 metros, e atingirá a profundidade de 500 metros, e produzirá milhares de toneladas ao longo de sua vida útil, que segundo as pesquisas será de dez anos.

Um dos jornalistas questionou a respeito da ventilação do túnel, Luciano respondeu que existirá um poderoso sistema de ventilação para levar oxigênio a todas as galerias que serão escavadas.

Os profissionais receberam equipamentos de segurança para a visitação da mina. Luciano Sousa falou desde o cuidado com a segurança  dos trabalhadores na mina, a sustentabilidade do projeto até ao direito do garimpeiro,  que foram minuciosamente esclarecidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário