sábado, 1 de março de 2014



SERRA PELADA: Série de Reportagens – A Montoeira
Postado por: JOHN JESSE 
 Todos os garimpeiros sabem que existe a montoeira, bem como tem conhecimento do contrato firmado com a BSIII, ou Brasil Século III para exploração. Esse contrato também foi antes da intervenção que após assumir a cooperativa analisou o teor e não encontrou nenhuma irregularidade, portanto é um contrato legal, segundo Marcos Alexandre, interventor da COOMIGASP.
 
Marcos Alexandre – Interventor da Coomigasp
“Cremos que em um prazo de 60 dias a cooperativa poderá estar dando autorização para que a empresa possa começar o beneficiamento, a empresa já está com todo maquinário pronto para começa às atividades”, relatou.
Então porque o beneficiamento da montoeira não começou ainda? Em resposta Marcos Alexandre disse que a cooperativa precisa ter garantias que o processo irá começar corretamente, seguindo os padrões do DNPM, de Meio Ambiente entre outros.
“Então hoje nós exigimos de todas as parceiras da COOMIGASP que comecem os projetos corretamente, foi uma das falhas no projeto principal, o projeto Serra Pealada que tiveram algumas questões iniciadas de forma errada. Então hoje nós temos esse cuidado para respaldar sociedade garimpeira, a cooperativa e a empresa que vai fazer o beneficiamento e também respaldar os moradores da vila de Serra Pelada que são impactados diretamente com projeto de forma socioambiental”, observou.
O contrato de parceria entre a BSIII e COOMIGASP rege a divisão de lucros em 56% para empresa parceira e investidora e 44% para a cooperativa livre de investimentos, o interventor lembrou que não haverá necessidade e nem brechas para que haja aditivos no contrato como foi feito com a Colossus e explicou: “Foi um contato legal, aceito em Assembleia em que não foi possível constara vícios, portanto está amparado legalmente e interessa a comunidade garimpeira haja vista que isenta a cooperativa de investimentos que entra no projeto apenas coma montoeira que logicamente interessa muito a parceira investidora”, finalizou Marcos Alexandre.
Fonte: FREDDIGASP

Nenhum comentário:

Postar um comentário