terça-feira, 30 de outubro de 2012


PRESIDENTE DA COOMIGASP, VALDER FALCÃO, CONCEDE ENTREVISTA AO PROGRAMA LÍDER DE AUDIÊNCIA EM PARAUAPEBAS, ALERTA 95, DA RÁDIO ARARA AZUL



O presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, Valder Falcão, foi entrevistado na manhã de sexta-feira (26) pelo experiente radialista Demerval Moreno, no programa ALERTA 95, da Rádio Arara Azul, de Parauapebas (PA). E na manhã dessa segunda-feira (29),  também ao vivo, pelo radialista Arimateia Jr., que comanda o programa Rádio Alternativo, da Rádio Nativa FM, de Imperatriz  (MA), líder de audiência na região tocantina, atingindo municípios do Maranhão, Pará e Tocantins.
Nas duas entrevistas, Valder saudou inicialmente todos os garimpeiros do Pará, Maranhão, Piauí e Tocantins e lembrou que é um garimpeiro nato e filho de família humilde do Maranhão. Disse que a produção mineral do projeto de Serra Pelada começa de fato no primeiro semestre de 2013 e que a parceria com a Colossus continua firme e forte, apesar da tentativa de um pequeno grupo que “tenta a todo custo atrapalhar o andamento do projeto inventando falsas assembleias e divulgando em um blog calúnias e difamações contra ele e contra a atual diretoria da cooperativa”.
Ele afirmou que a Coomigasp hoje tem como provar seus gastos mensais porque há um controle de uma conceituada empresa de gestão financeira, contratada por determinação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com a fiscalização do Ministério Público do Estado do Pará.
Sobre a tentativa de um pequeno grupo, liderado por um falso líder, que nem membro da Coomigasp é e nunca foi garimpeiro, o presidente da Cooperativa informou que “eles utilizaram até assinaturas de garimpeiros falecidos e não conseguiram apresentar um motivo concreto para a realização da fajuta asembleia que promoveram dia 14 de outubro em Serra Pelada, e por isso mesmo perderam na Justiça”.
Valder Falcão avisou aos garimpeiros que “não haverá nenhuma assembleia dia 18 de novembro, conforme vem sendo divulgado pelo Blog da Mentira e pediu para que a categoria não se deixe enganar por mentiras e difamações anunciadas diarimente por uma minoria raivosa e descontrolada”.
O presidente da Coomigasp informou, também, que com o apoio do prefeito de Curionópolis, Chamonzinho (PMDB), procurará a Colossus para incrementar a implantação de ações sociais na vila de Serra Pelada, especialmente na área de saúde. “Já contramos uma enfermeira formada e experiente, vamos montar um ambulatório todo estruturado e vamos adquirir em breve uma ambulância para socorrer as pessoas que necessitarem de um atendimento de emergência a qualquer hora do dia ou da noite”, destacou Valder Falcão.
Na entrevista à Rádio Nativa, em Imperatriz, também participou o Diretor-Administrativo, Pedro Gomes. Ele saudou os garimpeiros e deu detalhes sobre o bom andamento do projeto e a transparência sobre a aplicação dos recursos da Coomigasp, controlados por uma eficiente empresa de gestão e controle.
Depois, Valder Falcão e Pedro Gomes foram até à sede da Freedigasp, na Rua Maranhão, em Imperatriz, e se reuniram com um grupo de garimpeiros.  Eles deram explicações detalhadas sobre o projeto da mina de Serra Pelada, responderam perguntas e questionamentos e mais uma vez tranqulizaram os garimpeiros dizendo que não haverá assembleia dia 18 de novembro. “Não se deixem enganar por notícias mentirosas de um blog de Brasília, postadas por uma pessoa que não representa os garimpeiros e só quer tumultuar o processo após ter seus interesses pessoais financeiros prejudicados”, disse Valder, sob os aplausos dos garimpeiros presentes.  As lideranças garimpeiras de Imperatriz criticaram o blogueiro de Brasília e deram total apoio à atual diretoria da Coomigasp.
por Ascom Coomigasp/Freddigasp

Nenhum comentário:

Postar um comentário