quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Descartada realização de assembleia de garimpeiros


Nota de Esclarecimento
Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada
Descartada realização de assembleia de garimpeiros
Em virtude de notícias divulgadas por um site de uma entidade que não representa os legítimos garimpeiros, a Coomigasp vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:
1)    Não há motivo concreto e estatutário para a convocação de uma Assembleia Geral da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada dia 14 de outubro, conforme um grupo minoritário vem divulgando.
2)    Após o afastamento do ex-presidente Gessé Simão, a nova diretoria da Cooperativa vem cumprindo rigorosamente as determinações exigidas pelo Ministério Público Estadual do Pará e a parceria entre a Coomigasp e a Colossus continua firme e forte e com a certeza de que a mina começará a produzir a partir de meados de 2013, para o bem de todos os garimpeiros associados.
3)    Representantes de um pequeno grupo contrário à parceria com a Colossus, protocolaram  recentemente na sede da Coomigasp, em Curionópolis (PA), um documento solicitando “a conferência no prazo de dez dias úteis, do abaixo-assinado, contendo a assinatura de 5.541 sócios, com o objetivo de convocar Assembleia Geral Extraordinária, com a finalidade de examinar a postura do presidente e seus diretores, bem como deliberar sobre a destituição desta diretoria, tendo em vista acusações de desfalque e desmandos nas contas da entidade”.
4)    A convocação não tem sentido porque não tem motivo concreto e os argumentos são inverídicos. Não há prova de que a atual diretoria desviou recursos. As denúncias do Ministério Público foram contra o ex-presidente, que já foi devidamente afastado e responderá pelos seus atos. Estas pessoas acusam sem prova e apenas querem tumultuar o processo legal que vem sendo desenvolvido na Coomigasp.
5)    De acordo com o Artigo 33º do  Estatuto Social da Coomigasp, “A Assembleia Geral será convocada pelo Presidente da Sociedade, ou pela maioria dos membros do Conselho de Administração, pelo Conselho Fiscal ou por 1/5 (um quinto) dos associados, em pleno gozo de seus direitos sociais, por motivos graves e urgentes que impossibilitem o cumprimento dos objetivos sociais.
6)    Portanto, os argumentos do grupo de oposição à atual diretoria não se enquadra no Estatuto Social da Coomigasp e não tem argumento jurídico para tal solicitação.
7)     A Coomigasp convocará uma Assembleia Geral para uma data a ser definida, no período de janeiro a março de 2013, para tratar, entre outros assuntos, da escolha e eleição do novo Conselho Fiscal. Na ocasião, será convocada uma Assembleia Extraordinária para votar pelo fim da criação de uma “holding” representativa dos garimpeiros.
8)    Por último a Coomigasp esclarece que não há proibição da entrada de garimpeiros ao projeto da nova mina, desde que devidamente agendado e autorizado pela empresa Colossus.
9)    A Cooperativa esclarece ainda que NÃO FOI ENCONTRADA NENHUMA “PEDRA DE OURO GIGANTE” NO TÚNEL DA MINA, ATÉ PORQUE NÃO FOI ATINGIDA AINDA A ÁREA MINERALIZADA. ISSO QUE VEM SENDO DIVULGADO É MENTIRA PARA CONFUNDIR A CABEÇA DO GARIMPEIRO, QUE NÃO DEVERÁ IR A SERRA PELADA DIA 14 DE OUTUBRO PORQUE NÃO HAVERÁ NENHUMA ASSEMBLEIA DE GARIMPEIROS.
10) Nenhum dirigente da Coomigasp chamou de “vagabundo” qualquer garimpeiro. Isso é invenção de quem quer apenas tumultuar o processo, mesmo não fazendo parte dos quadros da Cooperativa e de nunca ter sido garimpeiro.
Curionópolis-PA, 02 de Outubro de 2012.

Valder Falcão
Presidente da Coomigasp



por Ascom Coomigasp/Freddigasp

Nenhum comentário:

Postar um comentário