quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Presença do Estado em Serra Pelada reafirma compromisso do interventor da COOMIGASP com a classe garimpeira

Em visita ao projeto da Nova Serra Pelada secretários do Governo do Pará ouviram garimpeiros e prometeram mais presença do Estado na mina
 
No último sábado, 23 de novembro, o interventor da COOMIGASP - Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada, Marcos Alexandre Mendes, fez a segunda visita oficial ao projeto da Nova Serra Pelada, no município de Curionópolis.
 
Desta vez a ida até a vila dos garimpeiros- onde na década de 1980 funcionou o maior garimpo de ouro a céu aberto do mundo- foi acompanhada de secretários do governo do Pará. David Leal, secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom); Heitor Pinheiro, secretário de Estado de Assistência Social (Seas) e; José Colares, secretário de Meio Ambiente (Sema), fizeram parte da comitiva. Representantes do Ministério Público do Pará e o superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) no Pará, João Bosco, também acompanharam o interventor Marcos Alexandre.

Antes se seguir para Serra Pelada, a comitiva participou de uma reunião em Curionópolis, onde principalmente garimpeiros da região foram informados sobre os objetivos da visita.
 
A chegada em Serra Pelada foi por volta de meio dia e nem mesmo a chuva forte tirou o ânimo de centenas de garimpeiros que aguardavam a chegada do interventor e da comitiva na sede da COOMIGASP.
Após os discursos das autoridades foi a vez dos garimpeiros apresentarem para a comitiva seus anseios em relação ao projeto da Nova Serra Pelada e os problemas sociais enfrentados pela comunidade, como melhor assistência nas áreas de saúde, educação e saneamento básico.
Heitor Pinheiro, da SEAS, disse que o Governo do Pará fará ações imediatas na comunidade. ‘Precisamos melhorar o atendimento em saúde e na educação com urgência. Para isso uma equipe do Governo ficará alguns dias aqui em Serra Pelada para gerar um relatório de todas as demandas’, ressaltou o secretário. Os garimpeiros ficaram contentes com a presença da comitiva e prometeram cobrar do Estado melhorias nos serviços públicos na comunidade.

Após a conversa com os garimpeiros a comitiva foi conhecer as instalações da Mineradora Colossus que vai explorar mina de ouro de forma mecanizada em Serra Pelada.
 
‘Essa visita mostra o compromisso que temos com a classe garimpeira que há mais de trinta anos espera uma mudança de vida e essa mudança começa agora. O Estado precisa assistir essa população que por muito tempo esteve esquecida’, disse o interventor da COOMIGASP, Marcos Alexandre Mendes.
Fonte:  Coomigaspintervencao/Freddigasp

Nenhum comentário:

Postar um comentário