quinta-feira, 21 de novembro de 2013

08/11/2013

SPCDM treina brigada de incêndio

Turma de  colaboradores brigadistas que participaram do treinamento
Turma de colaboradores brigadistas que participaram do treinamento
Nos dias 30 e 31 de outubro, a SPCDM realizou mais um treinamento para os colaboradores brigadistas com foco no combate a incêndios em edificações, como prédios administrativos, e também em áreas florestais. O treinamento foi promovido pela equipe de Segurança no Trabalho da empresa e os dois módulos tiveram oito horas de carga horária cada, sendo divididos em aulas teóricas e práticas. Participaram 21 dos mais de 40 brigadistas, principalmente aqueles que atuam na área administrativa da SPCDM. No final de novembro, o mesmo treinamento se repetirá, desta vez priorizando a capacitação dos colaboradores que atuam na mina.
Brigadistas colaboradores da SPCDM recebem instruções de combate ao fogo
Brigadistas colaboradores da SPCDM recebem instruções de combate ao fogo

Brigadistas conheceram a área florestal da empresa
Brigadistas conheceram a área florestal da empresa

Durante o treinamento, os brigadistas receberam instruções sobre como utilizar carros de combate a incêndio, conheceram métodos de extinção do fogo, de como lidar com um incêndio florestal, o uso correto de equipamentos de proteção individual utilizado pela brigada, entre outras noções de segurança. “Quem participou do treinamento conheceu a área florestal da SPCDM. O objetivo é que eles possam localizar corretamente o foco do incêndio e traçar o melhor plano para combatê-lo”, explica o engenheiro de Segurança do Trabalho da SPCDM, Edvaldo Alves Carvalho.
Além da equipe de brigadistas da SPCDM, todos os demais profissionais que atuam no empreendimento recebem treinamentos básicos para lidar com principio de incêndio evitando assim a propagação do fogo. As informações são repassadas durante o treinamento introdutório, Diálogos Semanais de Segurança (DSS) e os Diálogos Diários de Segurança (DDS). “O conhecimento é válido para todas as situações, pois uma pessoa treinada e com as noções básicas pode intervir preventivamente e corretivamente em qualquer situação”, conta o engenheiro.
Aulas práticas de combate ao fogo também foram dadas
Aulas práticas de combate ao fogo também foram dadas

Brigadistas combatem incêndio em aula prática
Brigadistas combatem incêndio em aula prática
Segundo Edvaldo, nos casos em que o princípio de incêndio não possa ser controlado por um dos colaboradores com o uso de extintores, por exemplo, e que comece a se alastrar, a brigada de emergência é acionada para atuar no controle e extinção do fogo. “Se isso vier a ocorrer, possuímos equipamentos e vestimentas específicas para o combate a incêndio além do caminhão de bombeiros, o que objetiva proteger as instalações e a integridade física de colaboradores e moradores do entorno”, complementa.

Fonte: Freddigasp/SPCDM

Nenhum comentário:

Postar um comentário