terça-feira, 26 de junho de 2012

Delegacias Regionais da Coomigasp de Palmas – TO e Belém – PA estão suspensas

 
A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – Coomigasp tem sua sede original na Vila de Serra Pelada, devido o fechamento do garimpo na década de 80 pelo Presidente da República, milhares de garimpeiros tiveram que retornar para suas cidades de origem, alguns permaneceram em Serra Pelada. Quando eram convocadas as Assembleias, garimpeiros que viviam em outros estados a milhares de km da sede da Coomigasp, faziam de tudo para regularizar sua situação e com isso, eles eram obrigados a gastar até o que não tinham.
Pensando nessa situação dos garimpeiros, a Coomigasp, em 2009, levou a sede da Coomigasp para a cidade de Curionópolis criando assim a sub sede e também criou diversas Delegacias Regionais, como em São Luís, Presidente Dutra, Imperatriz, Santa Inês, ambas no Maranhão, São Domingos, Marabá, Belém, ambas no Pará, uma em Brasília – DF, Araguaína e Palmas no Tocantins e outras.
O objetivo das Delegacias é de facilitar o associado da cooperativa a regularizar sua situação dentro da Coomigasp, realizando seus pagamentos, informações sobre o projeto, ou seja, é como se fosse realmente a Coomigasp, para isso, delegados regionais foram eleitos para tomarem de conta delas com uma pequena e obrigatória questão que é de mês em mês prestar contas e fazer os balancetes dos associados que se regularizaram.
Só que nas delegacias de Belém – PA e Palmas – TO não estão funcionando normalmente, estão sem prestar contas á mais de seis meses, devido a essa inadimplência, a diretoria da Coomigasp confirmou o afastamento das mesmas. “Não sei o que ouve com os delegados Victor Albarado e Aírton Postilho, delegados de Belém e Palmas, já faz mais de seis meses que eles não prestam contas de suas delegacias, por isso, digo a todos os associados para que não paguem nada para essas duas delegacias, elas estão parcialmente suspensas até conseguimos resolver essa situação.”, afirmou Marcos Antonio (Poliplaca) – Diretor Financeiro da Coomigasp que concluiu: “Em virtude da não prestação de contas por mais de seis meses, estou convocando os dois delegados para prestar contas de suas obrigações para que o sócio não seja penalizado.”
A decisão do afastamento das delegacias de Belém e Palmas foi feita pelo Conselho Deliberativo da Coomigasp, haja vista que ambas não estão cumprindo com o seu dever. “A criação das delegacias regionais foi uma forma de levar a Coomigasp para mais perto do associado, facilitando para ele, ficando a responsabilidade maior para o delgado regional que é de prestar contas dos seus trabalhos. O afastamento delas não é uma ordem minha e sim do conselho deliberativo.”, disse Valder Falcão – Presidente da Coomigasp.
Embora seja uma importante perda a suspenção dessas duas delegacias, mas a diretoria não pode fazer nada, já que ambas não prestam contas a mais de seis meses. A decisão do Conselho Deliberativo foi unânime, até segunda ordem, o associado não deve fazer seus pagamentos em ambas, a alternativa é procurar outra delegacia mais próxima ou até mesmo a sede da Coomigsp em Curionópolis – PA.
 por Ascom Coomigasp/Freddigasp

Nenhum comentário:

Postar um comentário