quarta-feira, 23 de maio de 2012

Fala do presidente e dos legítimos representantes dos garimpeiros

Meus irmãos Garimpeiros,
Sinto-me constrangido quando em vez de cuidar do trabalho, tenho que tomar o tempo e dar algumas explicações do que já foi amplamente explicado no passado.
Bem, tenho consciência do dever cumprido, pois me propus em cumprir todas as exigências junto ao DNPM, Governo Federal, Estadual e Municipal. Assim o fiz, conquistamos as autoridades, para que elas pudessem nos ajudar. Não foi fácil vencer a paixão política dos adversários do projeto, mas, os senhores me ajudaram quando resolvemos juntos em assembleia os percentuais de 25% para nós e 75% para parceria. O TAC nos obrigou a rever os direitos minerários e vocês novamente aprovaram. Recebemos como contato opcional mais 700 hectares, as obrigações junto a Vale ficaram sob a responsabilidade da Colossus e nós ficamos com mais 25% e prêmios. Ou seja, sete vezes mais do que já tínhamos e incluímos mais os 123 hectares, portanto hoje nós temos 02 negócios com a Colossus um de 100 hectares que já vai produzir no início do ano que vem (2013).
Em reunião no Ministério de Minas e Energia, os representantes da parceira, Dr. Paulo de Tarso e Claudio Mancuso, declararam e afirmaram o período de produção e prestaram contas de todas as exigências do TAC. As autoridades ficaram satisfeitas com a evolução do projeto e de como este está sendo conduzido.
Tivemos a oportunidade, na presença do Sr. Ministro Lobão e dos técnicos do DNPM, de fazer a cobrança do total da reserva mineral e inclusive fui enfático quando disse: “os senhores têm obrigação de apresentar esta reserva o quanto antes, sob pena que a gente venha considerar isso como quebra de confiança”. Por outro lado, entendemos que a situação esta bem na evolução da implantação da mina, aja visto os problemas do terreno arenoso (milharina).
Então, se comprometeram em contratar mais uma empresa para fazer uma segurança no túnel. A verdade é que agora já estamos avançando bem e o período pode até ser menor que o previsto pelos técnicos e engenheiros da Colossus.
Na presença do ministro eu disse: “já que a produção mineral vai ficar para o ano que vem (2013), então seria bom que os senhores providenciassem um adiantamento ou uma antecipação de recursos para meus irmãos garimpeiros”, e eles chegaram a comentar sobre a compra dos direitos minerários. Ora, não podemos vender aquilo que não sabemos o que temos! Então, ficaram de me convidar para tratarmos do assunto em São Paulo.
No dia 29 de Abril me reuni com os investidores e diretores da Colossus. Paguei todos os meus gastos pessoais do meu próprio bolso, e lá, em reunião, fiz minhas colocações e expliquei a necessidade do adiantamento aos garimpeiros. Eles então disseram: “e se nós fizéssemos  uma proposta apenas nas 12,75 toneladas que representa 25% do já registrado no PAI?”, ou seja, eles estavam justificando que para arranjar este valor para 38 mil garimpeiros, teriam que comprar ou negociar dos nossos direitos mais 51 toneladas si e que precisamos do adiantamento, ficando então para em seguida apresentar os restantes da pesquisa, ou seja, todo corpo minerário pesquisado após apresentação das 51 toneladas.
Meus irmãos agora estão fazendo um mal muito grande. Um Blog quando se acha no direito de estar dando explicação ou informação do que não sabe isto e danoso e prejudica os entendimentos, pois a empresa ficou assustada quando ele diz: “que os garimpeiros não querem o negócio”. Estou convidando a empresa para junto comigo ouvirmos a sociedade garimpeira, este é meu objetivo, como sempre fiz e não vou responder aos insultos de quem não faz parte de nosso projeto. Aguardem providências.
Só para os senhores entenderem, neste momento, às 11h00min do dia 22.05.2012, eu estou aqui em Imperatriz reunido com todos os Diretores e alguns Delegados Regionais, com a imprensa do Maranhão e Pará, mostrando a irresponsabilidade deste elemento que se tornou nosso adversário. Em seu Blog está postado que eu e uma vasta comissão de representantes dos garimpeiros estaríamos  em Brasília, no Hotel Bonaparte, e também na churrascaria Fogo de Chão. Volto a repetir, eu estou com a mídia de Imperatriz e região do maranhão, Marabá, Curionópolis, e Belém. Isso, por si só, mostra a falta de credibilidade desse cidadão, que é contrário à causa garimpeira e tenta com calúnias e difamações provocar danos ao nosso projeto.
Bem meus irmãos, isso é tudo. Eu não posso perder tempo tentando convencer o diabo de que ele é errado. Tudo existe neste mundo, até escorpião em forma de cristão e eu vou continuar fazendo o meu trabalho dentro do meu compromisso com a verdade e digo mais, fiquem a vontade para me questionar dentro do que é verdadeiro. Eu não me sustento com mentiras.
O que ele escreveu e vem escrevendo vai ter que responder na justiça pelos danos morais que tem causado ao projeto, com essas falsas informações.
Continuo firme até o dia em que os senhores entenderem que não devemos defender o projeto dessas aves de rapina que vivem de fomentar a desgraça e com quem não tem compromisso com a verdade.
Que Deus os abençoe e abraços a todos os meus irmãos.
Gessé Simão
Presidente da Coomigasp

Legítimos representantes dos garimpeiros emitem nota sobre as ações do Sr. Toni Duarte

Senhores garimpeiros, nós Delegados Regionais, Diretores e Membros do Conselho Deliberativo da Coomigasp em todo país, abaixo relacionados, vimos de público repudiar a armação do Sr. Tony Duarte, que envolveu dois delegados, Airton Portilho, de Palmas e Victor Albarado, de Belém. Os mesmo deixaram de prestar contas das suas arrecadações junto aos garimpeiros e prejudicaram garimpeiros do Tocantins com a falta de prestação de contas há mais de 04 meses. Ou seja, recebiam o dinheiro dos garimpeiros e não prestavam contas junto à direção financeira da Coomigasp. Como resultado, foram chamados a atenção e, no entanto não souberam se explicar. Foi dito pelo Diretor Financeiro que caso eles não prestassem contas os garimpeiros seriam prejudicados.
Como a delegacia de Palmas e Belém são consideradas deficitárias isto é, só davam despesas e a arrecadação não aparece, teriam suspensas as atividades até que se resolva essa situação.
Olha Airton Portilho, você recebe um salário por mês, tem os seus dividendos do que arrecadar. Fomos informados que esta Delegacia o Presidente Gessé sustenta somente para facilitar o acesso aos garimpeiros, mas o Estatuto e o Regimento interno condenam estas duas delegacias, mais você vai falar com o Presidente Gessé para resolver a situação, não pode é deixar os garimpeiros prejudicados, então os Srs. Airton Portilho de Palmas – TO e Vitor Albarado de Belém – PA, com 400 garimpeiros, disseram: “nós vamos resolver isso”.
Procuraram-nos alegando que precisavam de uma reunião com o Presidente Gessé e precisavam de assinaturas para se justificarem, resultado: conseguiram algumas assinaturas e em seguida formataram um documento exigindo prestação de contas do dinheiro que é repassado contratualmente para o custeio operacional da Coomigasp.
Quando isso aconteceu houve um repúdio de todos e nós fizemos imediatamente um documento retirando nossas assinaturas, pois eles haviam nos enganado, estavam sendo instrumentos do Sr. Tony Duarte, recebendo instruções contra o Presidente Gessé, sabendo que não tinha argumentos para se explicarem, o fato é que juntos descobrimos que os dinheiros que não foram prestado contas foram gasto pelo Sr. Tony Duarte, isto é, eles se tornaram fiéis asseclas do Sr. Tony Duarte.
Por essa razão, o Conselho agiu ao contrário do que o Tony Duarte afirma em seu mentiroso Blog. Nós suspendemos as atividades dos delegados de Palmas e Belém. Tudo que passar disso é mentira! Não somos idiotas para contrariar as assembleias que são soberanas. Ora, se os garimpeiros aprovaram as prestações de contas, quem somos nós para julgar ao contrário.
Garimpeiros, fiquem firmes e unidos. Estamos levando a sociedade garimpeira de todo pais para as visitas na mina. Organize sua equipe em sua cidade, fale com seu representante ou Delegado e você terá conhecimento, de perto do que é esse projeto.
Também estamos preparando, para breve, a visita do Presidente Gessé em todas as cidades, onde ele levará as novidades mais importantes e desejadas para você garimpeiro.
Informamos ainda que repudiamos a atitude sórdida do Sr. Antônio Duarte em forçar a barra para a realização da audiência do Deputado Jordy, onde ele, Tony Duarte, covardemente, não compareceu, já que diz ter tanto a dizer, mas orientou o Pastor Alexandre, Luís da Mata, Fernando Marculino e o Ednaldo para que os mesmos discursassem na tentativa de jogar a classe garimpeira e as autoridades ali constituídas contra o presidente Gessé, nos moldes como vem sistematicamente fazendo em seu mentiroso Blog.
O pastor Alexandre descobriu tudo e o tiro saiu pela culatra. Nenhuma autoridade ali compareceu e o Dep. Jordy disse qualquer coisa sobre a AGASP e em seguida metralhou o nome do Ministro Lobão. O Sr. Antônio Duarte, achando pouco, no outro dia estava comentando que a Coomigasp e a Colossus seriam punidas por não terem comparecido à audiência do Dep. Jordy, quando na verdade, aqueles que ali estavam, dizendo-se líderes dos garimpeiros, foram os elementos que articularam a emboscada que culminou com a morte do saudoso companheiro Manoel Batista.
01 – Nestor Paulino – Delegado de Marabá – PA
02 – Antônio de Fátima Rios – Delegado de Novo Repartimento – PA
03 – Adauto Gomes – Delegado Regional de São Domingos do Araguaia – PA
04 – Antônio Ferreira da Silva – Delegado Regional de Xinguara – PA
05 – Francisco Furtado – Delegado Regional de Imperatriz – MA
06 – João Ezequiel – Delegado Regional de Araguaína – TO
07 – João Paz – Responsável pela delegacia de Palmas – TO
08 – Vicente Correia Neto – Delegado regional de Goiânia – GO
09 – Candido Fernandes da Fonseca o Neto – Delegado Regional de Presidente Dutra – MA
10 – José Maria – Delegado Regional de Santa Inês – MA
11 – Gentil José da Silva – Delegado Regional de São Luís – MA
12 – Norberto Vieira da Silva – Delegado regional de Teresina – PI
Direção
01 – Antônio Rodrigues Prado – Diretor Financeiro
02 – Valder Pereira Falcão – Diretor Administrativo
03 – José Ribamar Lima – Diretor de Produção

 por Ascom Coomigasp/Freddigasp

Nenhum comentário:

Postar um comentário