segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


ENTIDADES GARIMPEIRAS DE FORMA UNIDAS LANÇAM CHAPA PARA O CONSELHO FISCAL DA COOMIGASP

Dirigentes das entidades  Freddigasp, Abasp e Amasp, Agasp Brasil, apresentarão durante a grande concentração garimpeira convocada para o dia 9 de março na cidade de Marabá o líder garimpeiro com atuação na cidade de Imperatriz, Valdeci Marques de Lima, para disputar a presidência do Conselho Fiscal da Coomigasp,  cuja eleição ocorrerá no próximo dia 27 de março  em Curionópolis.  Alem de “Fogoió” como é conhecido Valdeci, a chapa será composta ainda por Juvenal Gonçalves dos Santos ( atual terceiro secretario do Conselho Fiscal da Coomigasp)   e pelo líder garimpeiro Luis Gomes de Carvalho. Os três nomes foram apontados depois que os dirigentes das entidades ouviram os delegados e  representantes  da categoria garimpeira nos estados do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins.Pedro Gomes que foi eleito por duas vezes presidente do Conselho Fiscal, ficou de fora.

As lideranças optaram pela alternância no poder como forma de dar oportunidades a outros lideres a ocuparem espaço de destaque  dentro da cooperativa. Por se tratar da escolha de nomes para a composição do novo Conselho Fiscal, o presidente da Coomigasp Gesse Simão foi orientado a não dar pitaco na escolha dos nomes apresentados pelas entidades e pelas lideranças garimpeiras. A reunião de Marabá vai servir para que a sociedade garimpeira se posicione de forma unida em defesa da revisão cartorial da cooperativa que já detectou cerca de oito mil carteiras fantasmas introduzidas no quadro social por diretorias da época de Curió. João Lepos foi um desses presidentes acusados de “emprenhar” o cartório da Coomigasp.

O FALECIMENTO DE UM LIDER
Faleceu durante a madrugada de sábado, 26, o líder garimpeiro e fundador da  Coomispe , Waldecy Marques da Silva que lutava  nos últimos dois anos contra o câncer.  Valdecy que era natural de Socorro Piaui , tinha 62 anos e residia em Imperatriz no Maranhão desde 1972 e nos inicio de 1980 migrou para Serra Pelada onde ficou até quando o garimpo foi fechado por Collor de Mello em 1992.

Com alguns reques conseguidos na época de garimpeiro da Serra Pelada Valdecy Marques entrou para o ramo imobiliário  no Sul do Maranhão. Como presidente da Coomispe Valdecy foi o primeiro a conseguir uma Permissão de Lavra Garimpeira – PLG -  há sete anos  passados. O líder garimpeiro faleceu no hospital São Rafael e foi sepultado  no cemitério Campo da Saudade. A Freddigasp se fez presente  ao velório através do Presidente da Freddigasp  do Maranhão, Jafir  Salvador,   que em nome da categoria garimpeira prestou as condolências aos familiares do líder falecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário