Agora é oficial. O ministro de Minas e Energia Edison Lobão irá visitar o canteiro de obras da mina de Serra Pelada no Pará no próximo dia 27 de março, no mesmo dia em que ocorrerá a grande assembleia geral que irá reunir cerca de 20 mil garimpeiros sócios da Coomigasp, e o governador do Pará, Simão Jatene, também estará presente.O objetivo da visita do ministro é acompanhar pessoalmente a primeira inspeção oficial a ser realizada por técnicos ligados ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), pelo Serviço Geológico Brasileiro – CPRM e pela Secretaria de Geologia e Transformação Mineral. Técnicos ambientais do Ministério do Meio Ambiente também estarão acompanhado o ministro Edison Lobão nesta inspeção.
Desde maio do ano passado quando o MME através do então ministro Marcio Zimmermamm entregou a Portaria de Lavra para a Coomigasp na presença de mais de 20 garimpeiros essa é a segunda vez que o alto staff do Ministério de Minas e Energia volta a Serra Pelada para ver de perto como andam as coisas. “Uma coisa é certa: vão encontrar uma Serra Pelada radicalmente mudada tanto no seu aspecto econômico como no aspecto social”. Comenta o presidente da Coomigasp, Gessé Simão.
A construção da mina, que teve seu inicio no segundo semestre do ano passado já está gerando renda e empregos para 600 moradores da própria Serra Pelada. Um modelo que deve ser estendido para o resto do país para revitalizar cidades fantasmas que nasceram ao lado dos garimpos e sucumbiram com o final deles. Pelo menos é assim que pensam as autoridades ligadas ao DNPM.O geólogo João César de Freitas Pinheiro, diretor-geral-adjunto do Departamento Nacional da Produção Mineral, afirma que hoje, Serra Pelada, através da parceria Coomigasp e Colossus, é um modelo excepcional para revitalizar ex-garimpos e gerar renda e emprego para a sua gente. O governador do Estado do Pará, Simão Jatene, já confirmou presença ao evento do dia 27. O governador sabe da importância dos grandes projetos que vem se instalando no Sul do Pará, uma região potencialmente rica, mas que carrega com sigo uma população empobrecida. O governo de Jatene vem acompanhando de perto a evolução da nova mina de Serra Pelada e sabe que é necessário a presença de políticas públicas que possam mitigar os impactos do crescimento econômico e social que chegam à região. “O governo tem que chegar antes para estruturar essas regiões e dar as condições para que projetos importantes sejam implantados sem os impactos negativos como a falta da infra-estrutura”, disse o governador ao ser entrevistado pela Agasp Brasil. A falta de uma energia elétrica de boa qualidade em todo o Sul do Pará é um dos problemas que requer imediata providencia. Por tanto a presença de Simão Jatene neste evento ao lado de Lobão vai alem da visita ao canteiro de obras de uma mina. É uma oportunidade que o governo do Estado terá para sanar as suas demandas energéticas.
Fonte: ASCOM Coomigasp/Freddigasp |
Nenhum comentário:
Postar um comentário