segunda-feira, 23 de abril de 2012

Garimpeiros aprovam 'adiantamento' sobre a produção de ouro em Serra Pelada

Os garimpeiros associados da Coomigasp (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada) decidiram hoje em uma reunião, por unanimidade, autorizar a diretoria da entidade a estabelecer negociações com a Colossus com o objetivo de obter adiantamento dos lucros com a extração do ouro da nova mina de Serra Pelada em Curionópolis-PA.

As negociações envolvem somente as primeiras reservas descobertas e que constam da pesquisa inicial apresentada ao DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), da ordem de 51 toneladas de ouro.

A nova diretoria da SPCDM (Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral), joint venture que opera a mina de Serra Pelada, em Curionópolis-PA, formada a partir da canadense Colossus e da Coomigasp, anunciou para o primeiro trimestre de 2013, o início da extração de ouro.

Gessé Simão, agora de manhã, em Assembleia da Coomigasp
De acordo com Gessé Simão, presidente da Coomigasp e do Conselho da Administração da SPCDM, a perfuração tornou-se lenta com a chegada, das sondas, numa área conhecida pelos garimpeiros da região como "milharina".

"A areia da área de dissolve com facilidade e a escavação torna-se lenta, de forma alguma a empresa pode colocar em risco a vida dos trabalhadores, em relação a projetos do mesmo porte, o prazo de três anos desde o início das obras para a produção atende parâmetros internacionais" justificou o líder garimpeiro na reunião que começou por volta das 10h na delegacia regional da Cooperativa em Imperatriz-MA, no mesmo local onde está sediada a Freddigasp (Frente de Defesa dos Direitos e Interesses dos Garimpeiros de Serra Pelada).

Linha Dura
O presidente da Coomigasp informou que a polícia federal, a pedido dos ministros Gilberto Carvalho e Edson Lobão, de membros do poder judiciário e do ministério público, começa a investigar a origem criminosas dos precatórios contra a Coomigasp e também a 'venda de carteiras', referindo-se a quem comprou direitos dos sócios da Cooperativa.

De acordo com Gessé, existe uma rede de interesses que é contrário à produção mineral em Serra Pelada, a primeira do Brasil cuja concessão de lavra e direitos minerários pertence a uma cooperativa.

por Frederico Luiz/ Freddigasp

Nenhum comentário:

Postar um comentário