terça-feira, 22 de novembro de 2011

COOMIGASP VAI CRIAR HOLDING PARA DISTRIBUIR AÇÕES AOS GARIMPEIROS
Cerca de cinco mil garimpeiros que  lotaram o ginásio de esportes da Maçonaria para fazerem parte da primeira pré-assembléia da Coomigasp ocorrida no ultimo sábado em Imperatriz no Maranhão.
Saíram satisfeitos depois de ouvirem a palestra proferida pelo consultor da área de gestão empresarial, Lauro Andrade Assunção, contratado pelo presidente da Coomigasp, Gesse Simão de Melo.

Os garimpeiros aprovaram a idéia de criarem uma Holding com 60% do capital em nome da Coomigasp e 40%, em nome individual de cada garimpeiro associado. Esta fórmula permitirá que sejam entregues aos seus titulares as ações, permanecendo a segurança de que a Coomigasp se manterá a frente do empreendimento, preservando, assim, o valor das ações e o seu poder de decisão dentro da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa formada em parceria com a Colossos para a exploração do ouro da mina de Serra Pelada.
Para explicar sobre essa linguagem técnica e que fosse  compreensível  a uma massa não acostumada a tal assunto, Lauro Assunção preferiu iniciar a sua palestra puxando pela memória garimpeira desde a época  em que funcionava o velho garimpo de Serra Pelada. Ele começou a comparar as ações que serão repassadas aos sócios da Coomigasp como se fossem elas um barranco. “Muitos que vendiam o seu barranco ou a porcentagem, perdiam o direito total ou em parte, sobre o ouro que ele pudesse a vir produzir. As ações representa o barranco que cada garimpeiro terá dentro da mina de Serra Pelada. É o patrimônio de cada um" , disse  o Dr. Lauro Assunção.
Ao receberem a sua Portaria de Lavra em maio do ano passado, naquela oportunidade, estava muito claro, o forte anseio dos garimpeiros em ter em suas mãos as ações da futura empresa que iria deter a titularidade do alvará de lavra. Se há muitos compradores interessados em adquiri-las, elas sobem de preço. Se não há procura, o seu preço cai. O importante é se distinga bem o que é uma ação, sua característica patrimonial, em relação aos dividendos, que representam a distribuição de lucros da atividade econômica da empresa. A atual diretoria da Coomigasp, liderada pelo seu presente, Gessé Simão, tem o desejo de atender a esse forte anseio dos garimpeiros associados quanto à transferência das ações. Todavia, é necessário que se adote algumas medidas preventivas quanto a esse repasse, vez que a Coomigasp é a instituição adequada e necessária à representação do conjunto dos garimpeiros, frente à Colossus, na condução do empreendimento. Está patente que, caso a Coomigasp distribua as ações da SPCDM e sua fiscalização e controle, essas ações amargariam uma forte desvalorização. Tudo porque a Coomigasp dispõe de condições especiais na relação societária com a Colossus. Assim, após análise de várias alternativas, a solução mais adequada parece ser a criação de uma empresa holding, que passaria a deter as ações da SPCDM hoje pertencentes à Coomigasp, mas que teria o seu o capital dividido entre a cooperativa e os garimpeiros individualmente, podendo esses títulos (ações), nesse caso, serem entregues aos seus titulares. Uma empresa holding tem por finalidade controlar outras empresas e servem para racionalizar a administração, permitindo melhor controle e redução de custos.
É muito importante que os garimpeiros valorizem o fortalecimento da Coomigasp, pois ela poderá se tornar um benéfico vetor de ensejo e aproveitamento de novas oportunidades. O Brasil, diferente daquela longínqua década de 1980.

Sobre a eleição da Delegacia de Imperatriz
Cerca de cinco mil garimpeiros que  lotaram o ginásio de esportes da Maçonaria em Imperatriz no Maranhão para participar votação do delegado da Delegacia Regional  ocorrida no ultimo sábado.


Foi re-eleito, o Delegado de Imperatriz Francisco Furtado Figueiredo (Furtado)  (foto), foi eleito por aclamação e será empossados na próxima assembléia geral que ira acontecer no ano 2012, juntamente com o Presidente da Coomigasp em Curionópolis.
            Isso significa sinônimo de um excelente trabalho feito nesta delegacia, decorrente a uma administração, com força e coragem em fazer com que as coisas aconteçam de bom para nossa sociedade Garimpeira.


A Coomigasp criará no inicio do próximo ano um departamento dentro da sua nova estrutura administrativa que irá se dedicar na descoberta de novas áreas com potencial mineral na região sul e sudeste do Pará.


 A parceria 25%  verso 75%  feita entre Coomigasp e Colossus  para a área dos 100%  pode ser  repetida no segundo projeto a ser firmado no área dos 700 hectares conseguido pela cooperativa junto ao DNPM em 2009. A área pertencia a Vale que anuiu mediante a uma pequena participação sobre a reserva a ser pesquisada pela Colossus. Além dos 700 hectares a Coomigasp tem ainda uma pequena área de 123 hectares a ser pesquisada.
A legislação protege as cooperativas quanto ás novas concessões de alvará de lavra, o que cria uma condição excepcional aos garimpeiros associados da Coomigasp em evoluírem economicamente”, apontou. O consultou apontou certo. As pesquisas que já estão sendo feitas na área dos 700 hectares será o ultimo projeto a ser realizado em sistema de parceria. Depois disso a cooperativa estará fortalecida economicamente para empregar capital e tecnologia nas suas novas áreas requeridas.
“Não vamos ficar nessa de conseguir uma boa área para depois  entregá-la em mais da metade para algum parceiro só porque não temos capital suficiente para tocar um projeto de mineração. Vamos ter que nos libertar disso”, afirmou Gesse. “Descobrir área com potencial mineral no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo sempre foi uma tarefa fácil para o garimpeiro. É ele que esquadrilha as áreas e sabe a onde está o minério. Depois é que chega o geólogo”, atesta  Heleno Costa  que é geólogo e que já foi executivo da Colossus durante a fase de pesquisas na área dos 100 hectares da  Coomigasp. Na sua opinião ele acredita que a cooperativa tem tudo para conseguir boas áreas se criar um departamento especifico para este fim. Heleno que participou do encontro de Imperatriz recebeu um convite  da Coomigasp em prestar consultoria na área da geologia á cooperativa a partir do inicio do próximo ano. Disse que dará uma resposta.

Fonte: Freddigasp

Nenhum comentário:

Postar um comentário