sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012


LOBÃO CONVIDA PRESIDENTE DA VALE PARA REUNIÃO COM LIDERES GARIMPEIROS
 
O ministro Edison Lobão mandou convidar o presidente da Vale, Murilo Ferreira (foto), para uma audiência  junto com as lideranças garimpeiras , encontro que ocorrerá ainda este mês no seu gabinete no Ministério de Minas e Energia. O ministro quer que a mineradora repasse para as oito cooperativas do Distrito Mineiro de Serra Pelada, todas as análises geofísicas e geoquímicas das amostras e dos testemunhos de sondagens, realizados nas áreas requeridas pelas cooperativas. A decisão de Lobão ocorreu durante encontro na tarde de ontem no MME ao receber os presidentes das oito cooperativas do Distrito Mineiro de Serra Pelada. Hoje as 14 horas, a pedido de Edison Lobão, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, receberá as lideranças garimpeiras no Palácio do Planalto.
Ao se referir a Vale, o ministro Lobão afirmou que a mineradora nos últimos anos, tem tido sempre a boa vontade de contribuir com os garimpeiros de Serra Pelada, ao ceder algumas de suas áreas, a exemplo dos 700 hectares para a Coomigasp, e que pode continuar contribuindo com as pequenas cooperativas, repassando a elas relatórios e amostras dos testemunhos, extraídos nas sondagens realizadas nas áreas hoje requeridas pelas cooperativas.
O ministro de Minas e Energia disse que a união de todas as lideranças garimpeiras ajuda o governo a solucionar os problemas enfrentados pela categoria, alem de implementar os programas sociais que visam melhorar a qualidade de vida do povo garimpeiro. “Antes, desunidos, traziam apenas problemas difíceis de serem resolvidos. Hoje, unidos, vocês trazem a solução”, afirmou o ministro ao apontar que com a união de todos os garimpeiros de um modo geral só tem a ganhar.
Ele recebeu com entusiasmo a proposta das lideranças garimpeiras  em mandar providenciar um projeto técnico, e bem elaborado, pelo Centro de Tecnologia Mineral, órgão ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia no sentido de viabilizar a exploração da Montoeira. O secretário de Geologia e Transformação Mineral, Claudio Scliar, presente a reunião, afirmou que irá ajudar dentro do CETEM para que esse estudo seja realizado o mais rápido possível.
Lá, as lideranças garimpeiras pedirão a ajuda de Gilberto Carvalho, no sentido de influir junto ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), para que ele constitua logo a comissão especial, para analisar a admissibilidade da PEC 405, que inclui ao Regime Geral da Previdência o direito da aposentadoria especial dos garimpeiros.  O ministro Gilberto Carvalho marcou para a tarde de hoje o encontro com os lideres garimpeiro.

Fonte: Freddigasp

2 comentários:

  1. A CVRD hoje VALE,não pode doar o que ela legalmente não tem.Há algo à ser explicado.Como uma aquisição de 5.000 ha,TRANSFORMOU-SE em 10.000
    ha???!!! Até esta data a corrupção está embaixo do
    imenso tapete da VERGONHA!!!Todo processo que contenha VÍCIOS não forma o ATO JURÍDICO PERFEITO,
    PORTANTO NÃO GERANDO NENHUM DIREITO!!!
    ELIEZER LUIZ JUCÁ SOARES-PRESIDENTE DA COMGASP(A
    ÚNICA SUCESSORA LEGAL DA COOGAR).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A COOPERATIVA MISTA DOS GARIMPEIROS DE SERRA PELADA,TEM OS SEGUINTES
      PROCESSOS EM ANDAMENTO; NA 7ªVARA,9ªVARA,14ªVARA E NO TRF-BRASÍLIA.
      QUANDO JULGADOS TODA A PATIFARIA DA COOMIGASP E CONIVENTES CAIRÁ POR TERRA PELA FALTA DE VERACIDADE LEGAL! SUJEIRA TOTAL.QUE SE APLIQUE A " FICHA LIMPA ". TUDO NÃO PASSA DE " CASTELO DE AREIA ".
      ELIEZER LUIZ JUCÁ SOARES-DIRETOR PRESIDENTE DA COMGASP-COOPERATIVA
      MISTA DOS GARIMPEIROS DE SERRA PELADA( ÚNICA SUCESSORA LEGAL DA
      COOGAR.NÃO EXISTE "LEGALMENTE" OUTRA!!! )

      Excluir