terça-feira, 29 de março de 2011

Ministro Edison Lobão afirma que a causa dele é a causa dos garimpeiros
(Curionópolis – PA) Em sua quarta visita à Serra Pelada como político (deputado, senador e ministro) nos últimos 25 anos, o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, falou para uma multidão de garimpeiros e declarou seu total apoio à categoria: “Eu serei sempre solidário com vocês. A minha causa é a causa dos garimpeiros”, disse ele, emocionado, para os aplausos de mãos calejadas e rostos sofridos de velhos garimpeiros que vieram de várias partes do Brasil – Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí, entre outros estados, para participar da Assembleia Geral Ordinária da classe.
 O edital de convocação previa, por exemplo, a aprovação da prestação de contas do exercício de 2010 e a eleição do novo Conselho Fiscal, além da apresentação do novo quadro social da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp). O número oficial de garimpeiros da entidade agora é de 36.633. Foram excluídos 8.937 nomes por serem fictícios ou por as pessoas não terem procurado a entidade para se recadastrar.
Cabelos Brancos
De terno, sem gravata, e de óculos escuros,  o ministro Lobão se dirigiu à platéia com a saudação “meus irmãos garimpeiros” e a multidão respondeu com gritos e aplausos. De cara ele fez uma revelação, sem citar nomes, de que grupos tentaram prejudicar os garimpeiros.  “Ao longo desse caminho houve quem quisesse que eu colocasse para fora os garimpeiros de Serra Pelada. Muita gente. São quase 30 anos de luta. Eu olho esta paisagem aqui e vejo muitas cabeças brancas. Eles não tinham cabelos brancos quando a jornada começou. Eu ainda me lembro: dia 20 de maio de 1982, quando eu estava na praça simbólica de Serra Pelada e o “Negão Furão” me carregou nos ombros. Eu era candidato a deputado federal e senti ali o compromisso dos garimpeiros comigo e o meu compromisso para com os garimpeiros. Dalí por diante, onde quer que esteja os interesses dos garimpeiros, eu estarei lá. Rente com eles”, afirmou Lobão, que em seguida fez um histórico sobre os momentos de desânimos dos garimpeiros até o momento atual, com o garimpo vivendo uma nova fase, ou seja, a aquisição de uma de 100 hectares e a autorização e a assinatura do contrato com a Colossus.

Em entrevista coletiva, o ministro Edison Lobão afirmou que o projeto da Nova Serra Pelada está bem concebido e bem fiscalizado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM)e pelo poder público. “A Coomigasp  está dentro do projeto e tomando todos os cuidados. A Serra Pelada foi um garimpo que deu certo no começo – na década de 1980. Daqui saíram 40 toneladas de ouro, oficialmente, e imagina-se que a área possa ter mais 35 toneladas de ouro, agora com o garimpo mecanizado. Acho, portanto, que os garimpeiros conceberam bem e  o governo,  por sua vez, licenciou a operação quando eles contrataram uma empresa especializada  (a Colossus) em mineração para mecanizar o garimpo da Serra Pelada. Oxalá tudo dê certo e dentro de um ano começarão a surgir as primeiras pepitas de ouro e, se Deus quiser, estarei  de volta para comemorar com os garimpeiros, que são os legítimos proprietários do garimpo”, disse o ministro, que mais uma vez foi bastante aplaudido.
Homenagem
Antes de visitar a Nova Serra Pelada, o ministro Edson Lobão participou do encerramento de um seminário sobre “Mineração e Geologia no Sul do Pará” e passou pela Assembleia Geral Ordinária dos garimpeiros, realizada na Escola Estadual Almir Gabriel. Lá, ele fez uma saudação rápida aos garimpeiros e também foi bastante aplaudido e ovacionado. Após visitar o canteiro de obras da Colossus e conhecer o túnel por onde passará o ouro, o ministro Lobão recebeu uma comenda da Coomigasp, que foi entregue pelo presidente da entidade Gessé Simão.
Ainda na escola onde ocorreu a assembleia, o ministro Edison Lobão foi homenageado. Enquanto o ministro não chegava ao local do evento, o cantor Carlos Adiel, 54 anos, fazia a festa literalmente: ele cantou músicas, cujas letras tratam da luta dos garimpeiros e de homenagens ao ministro Edson Lobão e ao presidente da Coomigasp, Jessé Simão. Após a rápida apresentação, Carlos Adiel, com a ajuda da esposa e de um amigo, vendeu CDs de suas músicas. O assédio foi grande,  porque muita gente queria adquirir o CD por R$ 5,00 e levar para casa uma lembrança de mais uma assembleia de garimpeiros

Fonte: ASCOM Coomigasp/Freddigasp

  RESULTADO DA ELEIÇÃO DO CONSELHO      FISCAL  DA COOMIGASP REALIZADA NO DIA  27 DE MARÇO DE 2011.

  SIM                              6.422    VOTOS
  NÃO                                280    VOTOS
  BRANCO                        150     VOTOS
  NULOS                           320     VOTOS
TOTAL GERAL DE
       VOTANTES                                7.172     ASSOCIADOS



QUADRO GERAL DOS ASSOCIADOS DA COOMIGASP

    DENTRO DO QUADRO         36.633   ASSOCIADOS
    FORA DO QUADRO                 8.937   ASSOCIADOS

Obs: Esclarecemos que os associados dentro do quadro, não necessáriamente estão regularizados, podendo até o prazo estipulado, se não estiverem em dia dentro das condições estabelecidas, poderão ficar fora do quadro. 

quinta-feira, 24 de março de 2011


Freddigasp entra na pauta da Assembléia

PAUTA DE PROPOSTA PARA RECEBIMENTO DE EMENDA
DATA: 17/03/2011 - QUINTA-FEIRA:

ORDINÁRIA 1ª SESSÃO:

PROJETO DE LEI Nº 034/11, de autoria do Senhor
Deputado Carlos Amorim, que considera de Utilidade Pública, a Frente
de Defesa dos Direitos e Interesses dos Garimpeiros de Serra Pelada –
FREDDIGASP, com sede e foro no Município de Imperatriz-MA.


Art. 1º - É considerada de utilidade pública a Frente de Defesa
dos Direitos e Interesses dos Garimpeiros de Serra Pelada, com sede e
foro no Município de Imperatriz, Estado do Maranhão.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
SALA DAS SESSÕES DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO
ESTADO DO MARANHÃO, 15 de março de 2011. - CARLOS
AMORIM - Deputado Estadual

quinta-feira, 17 de março de 2011

DEPUTADOS PARAENSES VISITARÃO A MINA DE SERRA PELADA NO PROXIMO DIA 27
Depois de ouvirem as manifestações das lideranças garimpeiras de Serra Pelada os deputados estaduais do Pará  que participaram da audiência publica ocorrida ontem em Belém , saíram convencidos de que o projeto de desenvolvimento mineral da Nova Serra Pelada é de grande importância para o Estado e para a sociedade garimpeira da Coomigasp. Eles irão formar  uma comissão para visitar o projeto no próximo dia 27,  mesmo dia em que o ministro de Minas e Energia Edison Lobão e o governador paraense  Simão Jatene, estarão  também visitando  a mina de Serra Pelada .

O que foi observado pelas lideranças garimpeiras é de que a classe política do Pará, em especial os deputados estaduais,   até ontem, não sabia que o velho garimpo, deu lugar a um grande projeto de mineração tocado pela parceria Coomigasp e Colossus  que já  está gerando  renda e empregos ao pobre município de Curionópolis. A audiência publica da ALP foi para atender a um pedido  feito pelo estelionatário Luiz da Mata e seus dois asseclas João Lepos e Fernando Marcolino. O trio vomitou mentiras de que  em Serra Pelada havia conflitos e de que a população não estava satisfeita com a implantação da mina entre outras babozeiras.

O contraponto foi feito pela Coomigasp, Agasp Brasil, Freddigasp, Abasp e Amasp que desembarcaram em Belém na manhã de ontem com cerca de 500 garimpeiros  de varias cidades do Pará. Uma parte ocupou  o plenário da realização da audiência publica. A outra parte se concentrou na frnete do Poder Legislativo com suas faixas nas mãos.

O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte,  ao subir a tribuna louvou a iniciativa do deputados João Salame, Marcio  Miranda e Manoel Pioneiro  pela instalação da audiência publica.

 “Nunca esta Casa em toda a sua historia se interessou  em defender o povo garimpeiro de Serra Pelada. Durante a Ditadura fechou os olhos  e concordou passivamente com o trabalho escravo,  com a tortura e a humilhação em que foram submetidos  aos milhares de cidadãos brasileiros  que passaram pelo garimpo de Serra Pelada. Não existe nos anais do Poder legislativo  paraense alguma ação  que pudesse atenuar a situação de extrema miséria  que ficou por mais de 19 anos a pobre comunidade de Serra Pelada, depois que o garimpo foi fechado. Embora tarde,  mesmo assim, quero louvar hoje a iniciativa do deputado João Salame  autor do pedido dessa audiência publica”, disse  o presidente da Agasp Brasil, depois de historiar anos de omissão.

 O presidente da Coomigasp, Gesse Simão de Melo fez uma exposição  aos parlamentares  sobre todo o processo da implantação da mina que deve entrar em operação  ainda este ano. “Já estamos gerando renda e emprego a uma população que aplaudi e apóia o projeto da Nova Serra Pelada o qual também servirá para melhorar a qualidade de vida dos milhares de garimpeiros sócios da Coomigasp”, afirmou Gesse. Ele  lamentou  que  a corja de criminosos  expulsa de Serra Pelada por fomentar assassinatos, a prostituição infantil  e vendendo crak para jovens indefesos  agora batem nos gabinetes dos deputados na tentativa de induzi-los a apoiar as suas mentiras”, disse Gesse.

 O contrato entre a Coomigasp e Colossus  também foi exposto de forma clara aos deputados presentes a audiência. Numa explicação cristalina o advogado Daniel Vilas Boas discorreu sobre cada ponto do contrato  de parceria e deixou o documento a disposição dos deputados. O presidente da Assembléia Legislativa, Manoel Pioneiro e o deputado João Salame optaram pela formação de uma comissão de deputados com a tarefa de visitar o projeto de desenvolvimento mineral de Serra Pelada e conversar com a comunidade.

EM TEMPO:

Luiz da Mata, não é mais socio da Coomigasp desde 1999 e quer voltar para o quadro. O estérico Fernando Marcolino  vendeu há cinco anos a sua carteira de socio . Agora estar como  "Madalena Arrependida" . João Lepos  tudo o que mais  deseja,  e não terá, é que a Coomigasp não cobre o seu grande debito. Ou seja : os bichos estão desesperados  trabalhando em causa propria. Que vão para os diabos que os carreguem.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Clima festivo nas pré-assembleias da Coomigasp











A maratona das pré-assembleias da Coomigasp segue a todo vapor, em
 Marabá no último dia 09, a reunião foi marcada pela presença das
delegacias regionais de São Domingos do Araguaia, Xinguara e
Novo Repartimento, o mega encontro foi chamado de “Super concentração
 garimpeira” e reuniu mai sde três mil sócios da cooperativa na manhã de quarta feira.
 Já em Maracaçumé – MA, a reunião foi marcado pelo clima festivo,
os garimpeiros se reuniram e ofereceram um delicioso churrasco para o presidente Gessé
 e sua comitiva. “Nós estamos acostumados a participarmos de confraternizações
organizadas pelo nosso presidente para nós, mas hoje fomos nós que de forma
voluntária e com a contribuição dos nossos irmãos de Maracaçumé, organizamos
 esse este almoço pra ele”. Comenta Paulista, um dos organizadores.
A iniciativa da família garimpeira de Maracaçumé emocionou o presidente Gessé,
 que fez questão em seu discurso, de agradecer o gesto de carinho e apoio,
 “São gestos como esse que nos credencia a continuarmos em nossa missão.
Não tem sido fácil, mas ao receber uma homenagem como essa, me sinto fortalecido
pra continuar nessa jornada. Obrigado Maracaçumé”, com a voz embargada comenta
o presidente, que também aproveitou a oportunidade pra oficializar o líder garimpeiro
 Jessé Paiva como o novo representante de Maracaçumé.
Para o deputado federal Cleber Verde, que esteve presente nas duas pré-assembleias,
 o momento que a cooperativa esta passando é mesmo pra se festejar, “os
garimpeiros sócios da Coomigasp tem razões de sobra para comemorar, são anos de luta
 e sofrimento que agora está chegando ao fim. Parabéns família garimpeira”. Relata o parlamentar.
O presidente vem expondo, nessas mini-assembleias os itens à serem abordados na
 grande AGO de março de 2011, como por exemplo, a prestação de contas
referente ao exercício de 2010 e a eleição do novo conselho fiscal. Outro assunto
discutido nessas reuniões que tem caráter de pré-assembleia, é sobre a ida do
ex-presidente Lula e do ministro Lobão a Serra Pelada para inspecionar os trabalhos de
implantação da nova mina de Serra Pelada, tocado pela parceria Coomigasp Colossus.
Cumprindo agenda das pré-assembleias, a Coomigasp estará realizando na manhã deste
 sábado (12), mais uma pre-assembleia na regional de Santa Inês, e uma outra no
 domingo (13) em Presidente Dutra. Já no dia 19/03 será a vez da regional de Araguaina – TO,
 fechando assim as pré-assembleias da Coomigasp.
ASCOM - Coomigasp

quinta-feira, 10 de março de 2011


ENTIDADES GARIMPEIRAS DE FORMA UNIDAS LANÇAM CHAPA PARA O CONSELHO FISCAL DA COOMIGASP, APRESENTADA JUNTAMENTE COM A FREDDIGASP E SEUS REPRESENTANTES.

CHAPA - 1 COMPOSTA POR:

1-1   VALDECI MARQUES DE LIMA - PRESIDENTE
1-2   JUVENAL GONÇALVES DOS SANTOS – 1º SECRETÁRIO
1-3   LUIS GOMES DE CARVALHO - 2º SECRETÁRIO


1º - VOGAL ADILTON GOMES DOS SANTOS
2º - VOGAL LAURIANO FERANADES
3º - VOGAL GETULIO CARNEIRO DE SOUSA

Coomigasp realiza pré-assembléia em Marabá-PA


A Cooperativa de Mineração de Serra Pelada realizou ontem e hoje, em Marabá-PA, reuniões dos delegados da entidade e pré-assembléia preparatória para a grande assembléia de 27 de março, em Curionópolis-PA.

De acordo com os organizadores da detentora dos direitos minerários do garimpo de Serra Pelada, aproximadamente 3,5 garimpeiros participaram das atividades na cidade paraense.

A próxima cidade com pré-Assembléia é Maracaçumé no norte do Maranhão. O deputado federal Cléber Verde (PRB-MA) participou das atividades e demonstra otimismo com a mobilização da categoria.

“O nosso projeto para aposentadoria dos garimpeiros está tramitando no Congresso e tenho a convicção que será aprovado”, disse.

Foto: Reprodução
Gessé (dir.) confirma presença do ministro Lobão, dia 27
O presidente da Coomigasp, Gessé Simão, estima que no próximo dia 27 acontecerá a maior reunião de garimpeiros da história da Cooperativa.

Democracia
“É dessa forma, com democracia e transparência que nossos sonhos se transformam em realidade”, disse. O ministro das Minas e Energia, senador Edson Lobão, confirmou presença na Assembléia que elege a nova diretoria da entidade.

sábado, 5 de março de 2011

Ministro Lobão e o governador Simão Jatene visitarão Serra Pelada dia 27

Agora é oficial. O ministro de Minas e Energia Edison Lobão irá visitar o canteiro de obras da mina de Serra Pelada no Pará no próximo dia 27 de março, no mesmo dia em que ocorrerá a grande assembleia geral que irá reunir cerca de 20 mil garimpeiros sócios da Coomigasp, e o governador do Pará, Simão Jatene, também estará presente.
O objetivo da visita do ministro é acompanhar pessoalmente a primeira inspeção oficial a ser realizada por técnicos ligados ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), pelo Serviço Geológico Brasileiro – CPRM e pela Secretaria de Geologia e Transformação Mineral. Técnicos ambientais do Ministério do Meio Ambiente também estarão acompanhado o ministro Edison Lobão nesta inspeção.

Desde maio do ano passado quando o MME através do então ministro Marcio Zimmermamm entregou a Portaria de Lavra para a Coomigasp na presença de mais de 20 garimpeiros  essa é a segunda vez que o alto staff do Ministério de Minas e Energia volta a Serra Pelada para ver de perto como andam as coisas. “Uma coisa é certa: vão encontrar uma Serra Pelada radicalmente mudada tanto no seu aspecto econômico como no aspecto social”. Comenta o presidente da Coomigasp, Gessé Simão.
A construção da mina, que teve seu inicio no segundo semestre do ano passado já está gerando renda e empregos para 600 moradores da própria Serra Pelada. Um modelo que deve ser estendido para o resto do país para revitalizar cidades fantasmas que nasceram ao lado dos garimpos e sucumbiram com o final deles. Pelo menos é assim que pensam as autoridades ligadas ao DNPM.
O geólogo João César de Freitas Pinheiro,  diretor-geral-adjunto do Departamento Nacional da Produção Mineral, afirma  que   hoje,  Serra Pelada,  através da parceria Coomigasp e Colossus,   é um modelo excepcional para revitalizar ex-garimpos e gerar renda e emprego para a sua gente. O governador do Estado do Pará, Simão Jatene, já confirmou presença ao evento do dia 27.  O governador sabe da importância dos grandes projetos que vem se instalando no Sul do Pará, uma região potencialmente rica, mas que carrega com sigo uma população empobrecida.
O governo de Jatene vem acompanhando de perto a evolução da nova mina de Serra Pelada e sabe que é necessário a presença de políticas públicas que possam mitigar os impactos do crescimento econômico e social que chegam à região. “O governo tem que chegar antes para estruturar essas regiões e dar as condições para que projetos importantes sejam implantados sem os impactos negativos como a falta da infra-estrutura”, disse o governador ao ser entrevistado pela Agasp Brasil.  A falta de uma energia elétrica de boa qualidade em todo o Sul do Pará  é um dos problemas que requer imediata providencia. Por tanto a presença de Simão Jatene neste evento ao lado de Lobão vai  alem  da  visita ao  canteiro de obras de uma mina. É uma oportunidade que o governo do Estado terá para sanar as suas demandas energéticas.
Fonte:  ASCOM Coomigasp/Freddigasp