sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Policial armado acompanha reunião da Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada.












As reuniões comandadas por Simão na localidade de Serra Pelada são acompanhadas por policiais militares de Curionópolis.
No contrato final, contudo, os garimpeiros ficaram com 25% do valor, que precisa ser dividido em partes iguais entre todos os 37 mil associados. Do total dos associados, pelo menos 2,5 mil são moradores da região de Serra Pelada. Os demais, de outras cidades e estados, que estiveram em Serra Pelada no começo do garimpo, nos anos de 1980.
 Segundo a assessoria de imprensa da Coomigasp, a redução de 49% para 25% ocorreu porque havia uma cláusula contratual que determinava que “ a empresa parceira iria investir sozinha até R$ 18 milhões em pesquisas. A partir daí, o que fosse investido a mais seria dividido entre as partes, conforme as suas participações. Segundo eles, como a cooperativa não consegui fazer os aportes de contrapartida, o valor foi descontado dos 49% da Coomigasp “.
De acordo com a empresa, como o total dos descontos poderia reduzir a participação da cooperativa a um porcentual inferior a 10%, houve uma negociação, com a participação do Ministério de Minas e Energia, que resultou num aditivo ao contrato definindo uma parcela mínima de 25% para a Coomigasp.
Assim, a empresa canadense fica com a maior parte dos recursos obtidos com a venda do material (75%). O contrato também prevê o pagamento de prêmios para a cooperativa, de acordo com a quantidade do material extraído.
Dos minérios que tem extração prevista – ouro, paládio e platina -, o ouro é o material mais valorizado no mercado. A unidade internacional de medida, a onça troy, equivale a 31,10 gramas de ouro. Para cada ano de exploração da nova mina de Serra Pelada, a Colossus espera extrair até três toneladas de ouro, o equivalente a R$ 285 milhões ao ano. 
Gessé Simão, presidente da Cooperativa dos

Garimpeiros de Serra Pelada. 
Pelo estatuto da cooperativa, desde 2005, nenhum novo integrante pode ser recadastrado. Com isso, somente quem já é sócio da Coomigasp receberá recursos provenientes da parceria com a empresa.
“ Foi um cuidado que o governo teve de exigir que a cooperativa sempre receba um valor fixo. O ouro tem um problema, que é um minério em forma de moeda. Tratando-se de uma região como a Serra Pelada, em que o clima é tenso, foi a forma que o governo teve de intervir. Eles não vão mais ser garimpeiros, vão ser sócios de um empreendimento “, diz o secretário de Geologia, Mineração e Transformação do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar.


Fonte: G1 do dia 17 e 18-08-2011/Freddigasp

Nenhum comentário:

Postar um comentário