segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SOCIEDADE GARIMPEIRA DA COOMIGASP ELEGE GESSE SIMÃO


Com a maioria absoluta dos votos a sociedade garimpeira reconduziu ontem ao comando da Coomigasp, Gesse Simão para presidente do Conselho Executivo e elegeu o líder garimpeiro Nilbert Santos para o comando do Conselho Fiscal da cooperativa.


O resultado das urnas foi anunciado somente por volta das 22 horas pela comissão eleitoral que deu posse imediata ao presidente reeleito. Nos discursos de agradecimentos manifestados pelos membros da nova diretoria a criação da holding ganhou destaque de prioridade para a sua criação. Gesse fez o compromisso de que a empresa que é 100% dos garimpeiros sócios da Coomigasp , será estruturada para entrar em operação nos próximos 60 dias. Ela terá sede em Curionópolis e irá cuidar em fazer a distribuição de partes das ações que os garimpeiros acionistas tem por direito, alem de transancionar junto a instituições financeiras, antecipações em dinheiro, para aqueles garimpeiros que assim optarem.

Por ampla maioria dos votos válidos, o presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, Gessé Simão, foi reeleito para mais um mandato à frente da Coomigasp no quadriênio 2012/2016. A Assembleia Geral Ordinária (AGO) foi realizada neste domingo (29) na Escola de Ensino Médio Governador Dr. Almir Gabriel, em Curionópolis (PA). Antes do início da votação, a AGO aprovou a prestação de contas da atual diretoria, que teve parecer favorável do Conselho Fiscal, cuja leitura do Relatório foi feita pelo Presidente Valdeci Marques de Lima, o “Fogoió”.

Foi realizada também uma Assembléia Geral Extraordinária (AGE) para aprovação de dois itens: a criação de uma holding para administrar as ações da Coomigasp e a extinção do desconto de 7% sobre os ganhos da Cooperativa, que eram destinados para a administração da entidade.



Holding
O advogado e consultor Lauro Assunção fez uma exposição detalhada da importância da criação da holding, que será composta com 60% das ações destinadas à Coomigasp e 40% para os garimpeiros. “A empresa terá como finalidade servir aos garimpeiros. A vantagem é ter uma empresa só de garimpeiros”.
Para que a holding, que traz o nome provisório de “Serra Pelada Aurífera Sociedade Anônima” funcionar, ainda é preciso ser aprovado o seu estatuto social pelo Conselho Deliberativo da Coomigasp formado pelos 14 delegados eleitos pela sociedade nos diversos estados e empossados também na noite de ontem.






Gessé Simão é reeleito com 77,22%

Resultado:
Sim:          2.369 Votos validos
Não:             777 Votos validos
Branco:        253 Votos validos
Nulo:             211 Votos validos


 E com aprovações de todos os itens dos Edital de convocação AGO e AGE.

Com Gessé foi eleita uma nova diretoria, composta de forma enxuta pelos seguintes garimpeiros:
Valder Pereira Falcão: Diretor Administrativo, Presidente Dutra (MA);
Marco Antônio Prado, o Poliplaca: Diretor Financeiro, Curionópolis (PA)
José Ribamar, que era Delegado da Coomigasp em Novo Repartimento (PA): Diretor de Produção;
1º) Vogal: Pedro Gomes, de Araguatins (TO);
2º) Vogal: Luiz Gomes de Carvalho, de Imperatriz (MA);
3º) Vogal: Francisco Martins Bandeira, Brasília (DF)
Presidente do Conselho Fiscal: Nilbert Santos, de Imperatriz (MA);
Secretário: Valdeci Marques de Lima, o “Fogoió”, de Imperatriz (MA);
3º) Membro: Juvenal Gonçalves dos Santos, Governador Nunes Freire (MA)
1º)Suplente: José da Costa do Vale; Serra Pelada (PA);
2º)Suplente: Camila Sousa, Serra Pelada (PA)
3º Suplente: Carlos Alberto Martins da Fonseca (Freddigasp - Imperatriz (MA).

Gessé
Em seu discurso na abertura dos trabalhos, Gessé Simão afirmou que seu único objetivo é fazer a mina de Serra Pelada funcionar. “Foi um passado de amargura. Meu único erro foi fazer o que eles não fizeram”, disse ele, ao criticar os opositores do projeto da Nova Mina. “Até ameaça de morte eu tenho sofrido”, revelou, ao lembrar a luta para obter a licença ambiental e outras autorizações do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em Brasília e da imissão de posse liberada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. “Foi muita loucura contra nós, mas eles (opositores) não se conformam com minha luta em prol dos garimpeiros. A mina é nossa. Ninguém pode mais tocar nela. Agora, onde chego sou respeitado como presidente da Coomigasp, mas reconheço que aos inimigos do projeto nunca serei simpático”, desabafou.

Entusiasmado e emocionado, Gessé destacou a unidade de todas as cooperativas em torno da Coomigasp e do Sindicato dos Garimpeiros de Serra Pelada. “Com essa unidade vamos transformar a Coomigasp em uma grande mineradora do país”, disse ele, ao lembrar que projetos sociais também são executados pelo projeto.
O novo presidente do Conselho Fiscal, Nilbert Santos, disse que o processo eleitoral foi legítimo e democrático, quando todos tiveram oportunidade de concorrer e se apresentar como candidato. Ele elogiou o trabalho da diretoria anterior, mas ressaltou que “a Coomigasp passa a viver uma nova era e que sua missão e dos demais membros da diretoria é atuar de forma firme, transparente e com muita dedicação em benefício de todos os garimpeiros”.
José Ribamar, agora diretor de Produção, disse que a reeleição de Gessé comprova que a maioria dos garimpeiros aprova o trabalho desenvolvido pela diretoria anterior. “Foi uma administração de resultados positivos. O Gessé é único. Não existe outro igual. Ele atua com garra em favor dos garimpeiros e por isso foi reeleito”, frisou.
Em clima festivo, os garimpeiros ouviram também apresentações de cantores gospel e do mais famoso compositor-cantor da história de Serra Pelada, Carlos Adiel, que aproveitou para vender por R$ 5,00 seu CD com músicas que retratam a luta da categoria.
 

Fonte: FREDDIGASP/COOMIGASP
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário