sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Gessé Simão: “Cumprimos a nossa missão”



(Imperatriz – MA, 05/07/2011) “A situação do garimpeiro hoje é tranqüila. Até porque não tem motivo para se exaltar, se desesperar e se estressar. Está tudo sendo feito como deveria ser feito. Hoje podemos dizer que cumprimos a nossa missão. Temos a consciência do dever cumprido”. A declaração foi feita na sede da Freddigasp, em Imperatriz, pelo presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), Gessé Simão, em entrevista à imprensa local.
Otimista quanto aos trabalhos desenvolvidos na Nova Mina de Serra Pelada, no Pará, ele deixou claro que a mina hoje é do garimpeiro. “O contrato com a Colossus foi feito com base no TAC – Termo de Ajustamento ao Contrato. Ninguém pode tirar nem zero vírgula zero por cento do garimpeiro. Temos 25% mais os prêmios. Existe um termo contratual de que 7% são da Coomigasp, mas dei minha palavra garantindo que não vamos usar tudo isso. Ficaremos apenas com menos de 1% para manutenção da cooperativa. O que disseram por aí que o garimpeiro ficaria só com 18% é mentira. Não sou homem de fofoca nem de confusão. Quem faz isso são os adversários”, afirmou Gessé.
O presidente da Coomigasp destacou que, além da expectativa sobre a produção de ouro em Serra Pelada, os garimpeiros sonham com outro momento importante: a aprovação do projeto que trata da aposentadoria da categoria, cuja proposta de autoria do deputado Cleber Verde (PRB-MA) encontra-se na Comissão de Tributação e Finanças da Câmara. “Esperamos que os deputados tenham o compromisso social e aprovem o projeto que trata da aposentadoria do garimpeiro. Eu tenho confiança que vai dar certo. Estamos buscando formas de encontrar recursos para isso, com a criação de um fundo, para evitar que no futuro a presidenta Dilma Rousseff venha a vetar o projeto aprovado pelo Congresso Nacional”, previu ele.
Gessé Simão reafirmou que a meta da diretoria da Coomigasp é ver o garimpo produzir. “Cheguei a comentar que isso poderia ocorrer em dezembro deste ano, mas isso não será possível e o mais certo é partir de março de 2012. Só quero que o contrato seja cumprido. Disso não abro mão. Sou membro de uma família de quase 37 mil famílias. Eu amo meus irmãos. E sempre lutarei pela família garimpeira”, ressaltou.
Sobre a visita dos deputados estaduais ao canteiro de obras de Serra Pelada dia 11 de agosto, Gessé explicou que, em contato com o presidente da Comissão de Parlamentares da Assembleia Legislativa do Pará, deputado João Salame, foi informado pelo parlamentar que será remarcada para uma nova data.  O objetivo da visita dos deputados é para conhecer in loco os trabalhos de implantação da Nova Mina de Serra Pelada, mas para verem de perto o desenvolvimento social e econômico de Curionópolis e da Vila de Serra Pelada com a chegada do projeto.

Ascom: Coomigasp/Freddigasp

Nenhum comentário:

Postar um comentário