sábado, 30 de março de 2013


News Releases

Colossus Minerals fornece a atualização Desenvolvimento e anuncia a adição de J. Alberto Arias ao Conselho de Administração

28 de março de 2013
TORONTO, ONTARIO - (Marketwire - 28 de março de 2013 ) - Colossus Minerals Inc. (A "Companhia" ou"Colossus") (TSX: CSI) (OTCQX: COLUF) tem o prazer de oferecer uma atualização de desenvolvimento para a sua propriedade Serra Pelada 75% mina de ouro-platina-paládio. A Mina de Serra Pelada é uma joint venture entre a Colossus e Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada ("Coomigasp"), localizada no Estado do Pará, Brasil .
A Companhia, após o mercado fechar em 27 de março de 2013 , Apresentou suas demonstrações financeiras anuais auditadas e Discussão da Administração e Análise Anual do ("MD & A"). Para mais informações sobre o progresso do desenvolvimento discutido abaixo, por favor, consulte os documentos acima referidos, que podem ser encontrados no site da Companhia ou no SEDAR ( www.sedar.com ).
DESTAQUES
  • J. Alberto Arias , Sócio fundador, geral e gestor de carteira de Arias Resource Capital Management LP, Que está participações em Colossus recentemente ultrapassou os 10% das ações ordinárias foi nomeado para o conselho de administração eficaz 28 de março de 2013 .
  • A Companhia continua no bom caminho para começar a produção inicial no início do segundo semestre de 2013 a uma taxa de 250 toneladas por dia ("tpd"). A Companhia ramp-up planos para alcançar 1.000 tpd até o final do 1 º trimestre de 2014 ainda estão na pista.
  • A Companhia continua com o desenvolvimento cauteloso e sistemático através da zona mineralizada coleta de informações geotécnicas valioso à frente da produção inicial. Qualidade rocha permaneceu dentro dos parâmetros esperados.
  • Construção da usina processo permanece na programação para o comissionamento para começar no início do segundo semestre de 2013, o projeto total é atualmente de 70% completo. Mais de 97% de engenharia e aquisição for concluída, 80% de concreto foi derramado, meio de aço estrutural para o projeto foi entregue no local e montagem de aço estrutural iniciada no final de fevereiro.
  • Construção outras infra-estruturas críticas também permanece na programação. A linha de alimentação e casa de força estão a caminho de ser encomendado no início do segundo trimestre de 2013, enquanto a barragem de rejeitos está prevista para ficar pronta em conjunto com moinho de comissionamento.
  • A Companhia exerceu a opção sob o Contrato de Opção de Vale na Área B.
Claudio Mancuso , CEO, comentou: "Estou muito contente em recebê- Alberto Arias para o conselho de administração. Experiência de Alberto de mineração em América Latina complementa habilidades nossa Diretoria e todos nós estamos ansiosos para trabalhar com ele como nós continuamos a avançar Serra Pelada para a produção. No lado operacional, estamos fazendo um progresso constante e agora estamos dentro de cinco meses de comissionamento da planta de processo. Desenvolvimento subterrâneo e construção de infra-estrutura estão progredindo em direção a nossa meta inicial de produção no início do segundo semestre de 2013. "
ACTIVIDADES DE CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Desenvolvimento de metro
A Companhia continua sua abordagem sistemática e cauteloso de desenvolver, através da zona mineralizada. O desenvolvimento está sendo realizado sob supervisão geotécnica e da Companhia tem se concentrado em mapeamento detalhado das condições do solo encontradas diferentes e os métodos de apoio em terra utilizados. Esta informação geotécnica está sendo incorporada no plano da Companhia mina.
A Companhia avaliou muitos diferentes técnicas de controlo de terra como ele progrediu através da zona mineralizada, incluindo novos equipamentos e ferramentas de apoio de solo e métodos. O foco da empresa nesta avaliação foi determinar a mais segura e prática de controle de custos eficaz chão para ser aplicada nos pacotes variados de rock e as condições do solo que estão presentes em Serra Pelada.
Em conjunto com o desenvolvimento contínuo através da zona mineralizada, a Companhia iniciou a construção de infra-estruturas subterrâneas adicional necessário para atingir 250 tpd de produção no início do segundo semestre de 2013. A construção inclui o alargamento do eixo artesanal, que será utilizada como um aumento de ventilação e para o desenvolvimento de uma deriva para amarrar a infra-estruturas subterrâneas que este aumento de ventilação. O projeto de ventilação deve ser concluído até o final de maio e vai permitir que a empresa a começar a usar vários conjuntos de equipamentos subterrâneos.Desenvolvimento desta tendência para o aumento de ventilação é inteiramente no siltito vermelho e índices de desenvolvimento foram como o esperado.
Planta de processo
As várias fases do processo de construção de plantas, juntamente com respectivas percentagens completas são apresentadas na tabela abaixo.
07 de fevereiro de atualização27 de março
Total do Projeto60%70%
Engenharia95%97%
Aquisição95%97%
Bola reforma moinho95%100%
Terraplenagem95%100%
Construção civil55%90%
Fabricação de aço estrutural25%55%
Instalação, estrutural tubulação, mecânica e elétricaContrato adjudicado30%
A empresa alcançou um marco significativo este mês substancialmente completar todo o posicionamento de concreto e iniciar a ereção, estrutura mecânica em várias áreas do projecto, incluindo a torre de transferência e transportadores, construção de reagentes, bin alimentação do moinho e espessante. Por favor, clique no link no final deste comunicado para ver fotos atualizadas do andamento da construção.
Infra-estrutura
Atividades de construção de superfície continuam a concentrar-se na casa de força e da barragem de rejeitos. Construção de energia casa continua a progredir com a estrutura agora coberta e construção do curso mezanino. Construção da casa de força é de 85% completo, geradores devem ser instalados nas próximas semanas, e da casa de força deverá estar operacional em meados de abril. A ligação à rede é antecipado pouco tempo depois. Construção de barragens de rejeitos é de aproximadamente 10% completo e é um pouco antes do previsto. Terraplenagem estão em andamento e conclusão da barragem de rejeitos está em vias de ser concluído em conjunto com moinho de comissionamento.
EXERCÍCIO DA OPÇÃO VALE
Em 18 de março de 2013 , A Companhia exerceu a opção sob o Contrato de Opção de Vale. Vale SA terá 45 dias a partir do recebimento da notificação de exercício da Companhia para solicitar documentos adicionais que suportam os investimentos de exploração efectuados até à data na satisfação do Contrato de Opção Vale. A cessão dos direitos de mineração sobre Área B para Serra Pelada - Companhia de Desenvolvimento Mineral está prevista para ocorrer dentro de 30 dias após a Vale está satisfeito os investimentos em exploração necessários foram feitos de acordo com o Contrato de Opção de Vale. Para obter informações adicionais sobre o Contrato de Opção de Vale, consulte o Formulário de Informação Anual de 27 de março de 2013 que pode ser encontrada no site da Companhia ou no SEDAR ( www.sedar.com ).
ADIÇÃO DE J. Alberto Arias ao Conselho de Administração
O Conselho de Administração recebe o Sr. Arias para a Diretoria. Sr. Arias tem mais de 20 anos de experiência em finanças internacionais de mineração, sendo inclusive o Diretor Geral da Goldman Sachs -Metais e pesquisa mineral 1998-2006, que abrange o sector a nível mundial. Sr. Arias é originalmente dePeru , E tem uma história familiar, que se estende por três gerações, de fundar e administrar empresas de mineração. Sr. Arias tem cursos de engenharia em mineração e metalurgia e MBA (B.Sc. da Colorado School of Mines e três de mestrado Columbia University ), Mineração experiência no setor operacional, e detém uma patente para uma tecnologia de processamento de ouro mineral
Sobre Arias:
Arias Resource Capital Management ("ARCM"), uma empresa de private equity focada exclusivamente nos metais e do setor de mineração no mundo, com um foco primário em América Latina . ARCM gerencia aproximadamente EUA 750 milhões dólares para fundações proeminentes, doações, bancos, companhias de seguros, fundos de pensão e family offices em os EUA e América Latina .

quarta-feira, 27 de março de 2013

Coomigasp retoma áreas de 123 e 700 hectares e Amarildo Gonçalves é eleito Presidente do Conselho Fiscal.

Por 2.004 a favor, 108 contrários, 9 em branco e 14 nulos, a Assembleia Geral Extraordinária realizada pela Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) aprovou no sábado (23), em Curionópolis (PA), a revogação da Carta de Intenção que havia sido celebrada entre o ex-presidente da cooperativa, Gessé Simão, e a empresa Colossus. “Com este resultado, muito comemorado por nós, a Coomigasp fica livre para negociar estas áreas com outras mineradoras ou até mesmo com a própria Colossus, mas com outros percentuais”, afirmou o presidente da cooperativa Valder Falcão. Vale lembrar que a atualmente a empresa canadense tem 75% da produção mineral e a Coomigasp 25% na área dos 100 hectares.
 
AGO
 
 
No domingo (24) foi realizada a Assembleia Geral Ordinária, na qual a chapa 3, encabeçada por Amarildo Gonçalves, foi eleita com 2.357 votos.  A chapa 1, de João Paz, de Colinas (TO), conseguiu 484 votos, a chapa 2 de Salustiano Assunção  ficou com 86 e a chapa 4, de Antônio Milhomem,  obteve apenas 42 votos. Houve ainda 81 votos em branco e 54 nulos. As assembleias realizadas em Curionópolis transcorreram em clima de paz, apesar de algumas discussões mais acirradas entre os garimpeiros a favor e contra a atual diretoria.
 
Prestação de Contas
 
 
Ainda na AGO de domingo, as contas da atual diretoria referentes ao exercício de 2012 foram rejeitadas por 2.189 votos contra, 741 a favor, 129 em branco e 74 nulos, em um total de 3.123 votantes. Com a não aprovação, será contratada  uma empresa especializada em auditagem para fazer uma auditoria nessas contas referentes ao exercício de 2012. “O presidente Valder Falcão assumiu a presidência da Coomigasp em 05 de junho de 2012 e em 06 de julho do mesmo ano assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)  com o Ministério Público do Pará. Compromisso este que tem sido cumprido na íntegra tanto pela nossa diretoria como pelo Grupo Work, uma empresa de consultoria e gestão financeira contratada pela Coomigasp. Portanto, não temos nada a temer quanto a esta questão”, afirmou Célio Sá, Chefe de Gabinete.
 
 
Conselho Fiscal
 

 
Os novos membros do Conselho Fiscal tomaram posse ainda domingo e na segunda-feira pela manhã assumiram de fato o conselho para um mandato de um ano. São eles: Amarildo Gonçalves (Presidente), Comandante Sousa e Hélio Goulard e mais três suplentes.
Amarildo Gonçalves se reuniu na tarde de segunda-feira com o presidente Valder Falcão e outros diretores da cooperativa.  “A tendência é de uma convivência amigável entre o Conselho Fiscal e o Conselho Administrativo da cooperativa, em clima harmônico, com o objetivo único de fazer com que chegue até os garimpeiros os dividendos da produção mineral da nova mina e da produção oriunda da montoeira, ambas previstas para o segundo semestre deste ano”, acrescentou Célio Sá.
Na segunda-feira, o presidente Valder Falcão convidou Amarildo Gonçalves para acompanhá-lo à Brasília para reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Entretanto, por motivos particulares, o novo presidente do Conselho Fiscal indicou um representante para participar do encontro na capital da República. Os líderes garimpeiros foram comunicar ao ministro Lobão os resultados das duas assembleias realizadas no final de semana. “Esta viagem da diretoria à Brasília é muito importante para levar ao conhecimento do ministro Edison Lobão mais uma vez tudo que ocorreu em Curionópolis nos últimos dias e deixar claro que estamos trabalhando com total transparência e responsabilidade”, declarou o Diretor Administrativo, Pedro Gomes.
 
Ainda na segunda-feira, Amarildo Gonçalves participou de uma reunião interna na Coomigasp, que reuniu os membros da atual  diretoria administrativa e os membros do novo Conselho Fiscal, além  de advogados e partes interessadas no procedimento do registro da ATA.
Produção Mineral
 
 
“Independente do resultado das urnas  na escolha do novo Conselho Fiscal, a previsão é de que a produção mineral dos 100 hectares comece em julho, como também a produção da montoeira ainda este ano, quando os garimpeiros deverão passar a receber os dividendos oriundos desta mega produção de ouro, platina e minério”, afirmou o Diretor de Produção da Coomigasp, José Ribamar.
 
Ascom:Coomigasp/Freddigasp

segunda-feira, 25 de março de 2013

PORTARIA  COOMIGASP  05/2013 de 25/03/2013
 
O Presidente da COOMIGASP – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, no uso das atribuições que lhe confere o estatuto social em seu Artigo 58, XV.
CONSIDERANDO o número de horas trabalhadas pelos funcionários da Cooperativa nas assembleias realizadas nos dias 16/02/2013, 23/03/2013 e  24/03/2013.
CONSIDERANDO que as horas extras trabalhadas precisam ser pagas e que no momento a COOMIGASP vem passando por dificuldades financeiras,
RESOLVE:
1. Conceder folga a todos os funcionários como forma de compensação das horas extras trabalhadas (banco de horas).
2. Determinar o fechamento da COOMIGASP a partir de amanhã 26/03/2013 (terça feira) inclusive as Delegacias e a Freddigasp.
3. Determinar o retorno do expediente e consequente reabertura da COOMIGASP em seu horário habitual no dia 02/04/2013 (Terça feira). 
                                                                      
Cumpra-se, publique-se e afixe-se.

Curionópolis – PA, 25 de Março de 2013

________________________________
Valdemar Pereira Falcão
Presidente – COOMIGASP
 
 
Ascom: Coomigasp/Freddigasp

terça-feira, 19 de março de 2013

MAIS DE MIL GARIMPEIROS PARTICIPAM DE PRÉ-ASSEMBLEIA EM IMPERATRIZ
 
Mais de mil garimpeiros da região tocantina participaram no sábado (16) pela manhã de pré-assembleia da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada na sede da Freddgasp, na Rua Floriano Peixoto, em Imperatriz (MA). Um dos principais objetivos das reuniões e pré-assembleias realizadas pela cooperativa é esclarecer sobre a questão das áreas dos 700 e 123 hectares, pertencentes à Coomigasp, em Serra Pelada (PA). A ideia é conscientizar os garimpeiros da importância de se revogar a Carta de Intenção assinada com a Colossus, que dá os mesmos percentuais de 25% nas áreas B e C (700 e 123 ha) na exploração dessas novas áreas. Para isso, segundo o presidente da Cooperativa, Valder Falcão, “é fundamental que os garimpeiros votem pelo SIM na Assembleia Geral Extraordinária do dia 23 de março, para que seja rescindida e anulada essa Carta de Intenção com a Colossus sobre os direitos minerários das áreas em discussão”.
 
Os diretores e delegados regionais da Coomigasp falam também aos garimpeiros sobre o andamento do projeto da nova mina e sobre a Assembleia Geral Ordinária que será realizada em 24 deste mês em Curionópolis que discutirá e deverá aprovar as contas da atual diretoria referentes ao exercício de 2012. “Também não podemos deixar de pedir apoio aos garimpeiros para eleger a chapa liderada pelo líder garimpeiro João Paz, da cidade de Colinas, no Tocantis, para o novo Conselho Fiscal da Cooperativa. Ele está preparado e tem respaldo da atual diretoria para assumir a presidência do Conselho Fiscal”, afirmou o Chefe de Gabinete da cooperativa, Célio de Sá.
 
Também são explicados detalhes do contrato assinado para exploração do material secundário - “montoeira”, “lama” e “melechete” – na antiga cava de Serra Pelada. A assinatura do contrato com a empresa BS III foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária realizada em Curionópolis (PA) em 17 de fevereiro.
Conselho Fiscal
 
Os líderes garimpeiros e candidatos João Paz, Juvenal Gonçalves e José Costa, falam em todas as reuniões sobre suas propostas ao Conselho Fiscal da Coomigasp. Eles integram a chapa 01 que disputará o Conselho Fiscal na AGO do dia 24 de março. “Os argumentos deles são bem aceitos pela classe garimpeira em todas as cidades onde ocorreram as reuniões ou pré-assembleias e em Imperatriz não foi diferente”, disse o Delegado Regional naquele município, Francisco Furtado.
Dirigem a palavra aos garimpeiros o presidente Valder Falcão, o Diretor de Produção da Coomigasp, José Ribamar; o Diretor Administrativo, Pedro Gomes, e o Chefe de Gabinete da Cooperativa, Célio Sá, que tem a incumbência de explicar de forma didática a dinâmica das assembleias.
Nova Mina
 
O presidente da Coomigasp, Valder Falcão, e os demais diretores explicaram aos presentes detalhes do trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual diretoria da Cooperativa, tanto na questão da implantação do projeto da nova mina, quanto na questão administrativa. “O projeto de escavação do túnel está bastante avançado e ainda neste semestre a Colossus deverá dar início à produção do mineral, para a alegria de toda a classe garimpeira”, declarou o Diretor de Produção, José Ribamar, em Imperatriz, a exemplo do que já havia dito nas demais cidades onde ocorreram as reuniões e assembleias. Ainda segundo Ribamar, “o túnel já atingiu 1.515 metros de extensão e 185 metros de profundidade vertical e a instalação da usina de beneficiamento do minério será concluída até o final de maio”.
“Estamos passando por um processo de administração nunca visto na Cooperativa. Temos o apoio administrativo do Grupo Work, que cuida da gestão financeira por determinação do Ministério Público do Estado do Pará, e todo gasto é fiscalizado pelo Judiciário. Portanto, vivemos uma nova fase de administração, com muita transparência e responsabilidade”, também reafirmou Pedro Gomes em Imperatriz no sábado.
Valder Falcão
O presidente Valder Falcão em todas as reuniões e pré-assembleias faz uma retrospectiva dos últimos acontecimentos, como, por exemplo, seus atos administrativos e as reuniões que teve em Brasília com o Secretario Geral da Presidência da Republica Gilberto Carvalho, ex-deputado Paulo Rocha, acompanhado pelo os presidentes de todas as Cooperativas da província mineral de Serra Pelada e do Presidente do Singasp Raimundo Benigno, além de destacar a importância da unidade da sociedade garimpeira.
Sempre ao final das reuniões é aberto espaço para perguntas e todos os questionamentos são respondidos pelos diretores da cooperativa. “Nosso objetivo é que nessas reuniões e pré-assembleias, os nossos irmãos garimpeiros tenham todas as suas dúvidas e questionamentos esclarecidos. E graças a Deus isto está acontecendo. Falamos a linguagem do garimpeiro e trabalhamos com transparência e seriedade”, destacou Valder.
Os garimpeiros da região tocantina saíram satisfeitos com os resultados e os esclarecimentos prestados pela diretoria da Coomigasp em Imperatriz.
Cidades
 
A primeira reunião da Coomigasp ocorreu na manhã do dia 7 de março em Governador Nunes Freire (MA) e a segunda, na tarde do mesmo dia, na cidade de Pinheiro, também no Maranhão. Depois foram realizadas reuniões ou pré-assembleias Caxias (MA), em Teresina (PI), Presidente Dutra (MA), Santa Inês (MA) e Vargem Grande (MA). E na sexta-feira pela manhã em Colinas (TO) e à tarde em Araguaína (TO). Todas as reuniões ou pré-assembleias contaram com um número elevado de garimpeiros, que vivem ansiosos para saber sobre produção mineral e outras informações concretas a respeito da nova mina de Serra Pelada.
Na tarde de segunda-feira (18) a pré-assembleia da Coomigasp ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Xinguara (PA). Na terça-feira foi em Parauapebas (PA) e nesta quarta-feira a reunião com os garimpeiros acontecerá em Serra Pelada (PA).
Convocação
De acordo com edital já publicado no Diário Oficial do Estado do Pará, haverá Assembleia Geral Extraordinária da Coomigasp em 23 de março e Assembleia Geral Ordinária dia 24 de março, em Curionópolis, ou seja, no próximo final de semana.
Diz o edital:
“A CONVOCAÇÃO de todos os associados da entidade cooperativa – Coomigasp, em numero de 37.993 (trinta e sete mil, novecentos e noventa e três sócios), sendo que até aquela data, estão quites com as obrigações estatutárias 14.835 (quatorze mil, oitocentos e trinta e cinco) associados, sendo que poderão votar, adicionalmente, aqueles que comprovarem que estão quites com suas obrigações estatutárias ou que quitarem suas obrigações perante a COOMIGASP – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada até a data da Assembleia Geral, participando da ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINARIA AGE, que será realizada junto as instalações físicas do Auditório da Coomigasp, localizado a Rua 31 de Marco, nº 141, Bairro Planalto – Curionopolis/Pará, no dia 23 de Março de 2013 (sábado), as 8:00 horas em primeira convocação, com 2/3 (dois terços) dos associados, quites com suas obrigações estatutárias, as 9:00 horas em segunda convocação, com a presença de metade mais um 1(um) dos associados, quites com suas obrigações, as 10:00 horas em terceira e ultima convocação, com o mínimo 50(cinquenta) associados, quites com suas obrigações estatutárias, deliberando sobre a seguinte ordem do dia:
I – Autorizar que o Conselho de Administração da COOMIGASP, após análise do setor jurídico da Cooperativa, adote todas as medidas legais possíveis, incluindo judicial, visando RESCINDIR, ANULAR e/ou por qualquer outra forma legal existente, TORNAR SEM EFEITO o contrato de alienação/cessão dos direitos minerários sobre a área de 700ha, que é parte do processo DNPM/813.687/1969, e dos direitos minerários sobre a área de 123ha, Processo DNPM/850.424/1990 firmado com a Serra Pelada – Companhia de Desenvolvimento Mineral e COLOSSUS GEOLOGIA E PARTICIPAÇÕES LTDA;
A votação será por voto secreto, e a mesma (votação) se estenderá até as 17hrs do dia 23.03.2013.
No dia 14 de Março de 2013 também foi convocada Assembleia Geral Ordinária pelo presidente da Coomigasp, VALDEMAR PEREIRA FALCAO.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA – AGO
NÚMERO DE PUBLICAÇÃO: 482058
O Presidente da Coomigasp – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, inscrita no CNPJ/MF sob o número 05.023.221/0001-07e NIRE nº 1540000057-4, legalmente constituída e estabelecida à Rua do Comércio, 129 – Distrito de Serra Pelada, com sub-sede provisória na Av. Pará nº 120 – Centro – CEP 68.523-000, ambas em Curionópolis – Estado do Pará, no uso de suas atribuições estatutárias e de acordo com o constante nos artigos 31, Parágrafo Único; 32, §1º, §2º, §3º; 33; 34 alíneas a, b, c, d, e, Parágrafo Único; 35, Incisos I, II e III, Parágrafo Único; 36, §1º, §2º; 37; 40, §1º, §2º; 41, §1º, §2º; 42; 43; 44, Inciso I, alíneas a, b, c, Incisos II, III, V, §1º, §2º, 60, alínea b, CONVOCA todos os associados da entidade cooperativa – Coomigasp, em número de 37.993 (trinta e sete mil, novecentos e noventa e três sócios), sendo que até esta data, estão quites com as obrigações estatutárias 13.937 (treze mil, novecentos e trinta e sete) associados, sendo que poderão votar, adicionalmente, aqueles que comprovarem que estãoquites com suas obrigações estatutárias ou que quitarem suas obrigações perante a Coomigasp – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, até a data da Assembléia Geral Ordinária participarem da ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA-AGO, que será realizada junto as instalações físicas do Auditório da Coomigasp, localizado à Rua 31 de Março, nº. 141, Bairro Planalto – Curionópolis/Pará, no dia 24 de Março de 2013, às 8:00 horas em primeira convocação, com 2/3 (dois terços) dos associados, quites com suas obrigações estatutárias, às 9:00 horas em segunda convocação, com a presença de metade mais um 1 (um) dos associados, quites com suas obrigações estatutárias, às 10:00 horas em terceira e última convocação, com o mínimo 50 (cinquenta) associados, quites com suas obrigações estatutárias, para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:
I – Prestação de contas dos órgãos de administração referente ao exercício financeiro de 2012, acompanhado de parecer do Conselho Fiscal, e demais peças contábeis; compreendendo: a) Relatório de Gestão; b) Balanço Patrimonial; c) Demonstração do Resultado do Exercício – DRE; d) Destinação das Sobras ou Perdas. II - Eleição e Posse para os membros do Conselho Fiscal, mandato 2013. 
ASCOM-COOMIGASP/FREDDIFASP.

sexta-feira, 15 de março de 2013

ERRATA. EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINARIA – AGE
NÚMERO DE PUBLICAÇÃO: 496643
O Presidente da COOMIGASP – COOPERATIVA DE MINERAÇÃO DOS GARIMPEIROS DE SERRA PELADA, inscrita no CNPJ/MF sob o numero 05 023 221/0001-07e NIRE nº 1540000057-4, legalmente constituída e estabelecida a Rua do Comercio, 129 – Distrito de Serra Pelada, com sub-sede provisória na Av Para nº 120 – Centro – CEP 68.523-000, ambas em Curionopolis – Estado do Pará, no uso de suas atribuições estatutárias e de acordo com o constante nos artigos 31, Parágrafo Único; 32, §1º, §2º, §3º; 33; 34 alíneas a, b, c, d, e, Parágrafo Único; 35, Incisos I, II e III, Parágrafo Único; 36, §1º, §2º; 37; 40, §1º, §2º; 42; 43; 45; 46; 58, VIII, 60, alínea b, ao tempo que ratifica, na íntegra, o Edital de Convocação publicado no Diário Oficial do Estado do Pará nº 32.353 em 11.03.2013, lança a presente Errata, sendo que onde se lê 74ha, leia-se 123ha, ficando inalterado os demais dados constantes do Edital, em especial: A CONVOCAÇÃO de todos os associados da entidade cooperativa – Coomigasp, em numero de 37.993 (trinta e sete mil, novecentos e noventa e três sócios), sendo que até aquela data, estão quites com as obrigações estatutárias 14.835 (quatorze mil, oitocentos e trinta e cinco) associados, sendo que poderão votar, adicionalmente, aqueles que comprovarem que estão quites com suas obrigações estatutárias ou que quitarem suas obrigações perante a COOMIGASP – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada até a data da Assembleia Geral, participando da ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINARIA AGE, que será realizada junto as instalações físicas do Auditório da Coomigasp, localizado a Rua 31 de Marco, nº 141, Bairro Planalto – Curionopolis/Pará, no dia 23 de Março de 2013 (sábado), as 8:00 horas em primeira convocação, com 2/3 (dois terços) dos associados, quites com suas obrigações estatutárias, as 9:00 horas em segunda convocação, com a presença de metade mais um 1(um) dos associados, quites com suas obrigações, as 10:00 horas em terceira e ultima convocação, com o mínimo 50(cinquenta) associados, quites com suas obrigações estatutárias, deliberando sobre a seguinte ordem do dia:
 I – Autorizar que o Conselho de Administração da COOMIGASP, após análise do setor jurídico da Cooperativa, adote todas as medidas legais possíveis, incluindo judicial, visando RESCINDIR, ANULAR e/ou por qualquer outra forma legal existente, TORNAR SEM EFEITO o contrato de alienação/cessão dos direitos minerários sobre a área de 700ha, que é parte do processo DNPM/813.687/1969, e dos direitos minerários sobre a área de 123ha, Processo DNPM/850.424/1990 firmado com a Serra Pelada – Companhia de Desenvolvimento Mineral e COLOSSUS GEOLOGIA E PARTICIPAÇÕES LTDA;
A votação será por voto secreto, e a mesma (votação) se estenderá até as 17hrs do dia 23.03.2013.
Serra Pelada/Curionopolis/PA, 14 de Março de 2013 VALDEMAR PEREIRA FALCAO. Presidente – COOMIGASP

 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA – AGO
 NÚMERO DE PUBLICAÇÃO: 482058
O Presidente da Coomigasp – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, inscrita no CNPJ/MF sob o número 05.023.221/0001-07e NIRE nº 1540000057-4, legalmente constituída e estabelecida à Rua do Comércio, 129 – Distrito de Serra Pelada, com sub-sede provisória na Av. Pará nº 120 – Centro – CEP 68.523-000, ambas em Curionópolis – Estado do Pará, no uso de suas atribuições estatutárias e de acordo com o constante nos artigos 31, Parágrafo Único; 32, §1º, §2º, §3º; 33; 34 alíneas a, b, c, d, e, Parágrafo Único; 35, Incisos I, II e III, Parágrafo Único; 36, §1º, §2º; 37; 40, §1º, §2º; 41, §1º, §2º; 42; 43; 44, Inciso I, alíneas a, b, c, Incisos II, III, V, §1º, §2º, 60, alínea b, CONVOCA todos os associados da entidade cooperativa – Coomigasp, em número de 37.993 (trinta e sete mil, novecentos e noventa e três sócios), sendo que até esta data, estão quites com as obrigações estatutárias 13.937 (treze mil, novecentos e trinta e sete) associados, sendo que poderão votar, adicionalmente, aqueles que comprovarem que estão
quites com suas obrigações estatutárias ou que quitarem suas obrigações perante a Coomigasp – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, até a data da Assembléia Geral Ordinária participarem da ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIAAGO, que será realizada junto as instalações físicas do Auditório da Coomigasp, localizado à Rua 31 de Março, nº. 141, Bairro Planalto – Curionópolis/Pará, no dia 24 de Março de 2013, às 8:00 horas em primeira convocação, com 2/3 (dois terços) dos associados, quites com suas obrigações estatutárias, às 9:00 horas em segunda convocação, com a presença de metade mais um 1 (um) dos associados, quites com suas obrigações estatutárias, às 10:00 horas em terceira e última convocação, com o mínimo 50 (cinquenta) associados, quites com suas obrigações estatutárias, para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA: I – Prestação de contas dos órgãos de administração referente ao exercício fi nanceiro de 2012, acompanhado de parecer do Conselho Fiscal, e demais peças contábeis; compreendendo: a) Relatório de Gestão; b) Balanço Patrimonial; c) Demonstração do Resultado do Exercício – DRE; d) Destinação das Sobras ou Perdas. II - Eleição e Posse para os membros do Conselho Fiscal, mandato 2013. Serra Pelada/Curionópolis/PA, 28 de Janeiro de 2013. VALDEMAR PEREIRA FALCÃO Presidente – COOMIGASP

quarta-feira, 13 de março de 2013



Presidente da Coomigasp, Valder Falcão, faz balanço positivo

de reuniões e pré-assembleias realizadas no Maranhão e no Piauí

“Bastante positivas e esclarecedoras”. Assim o presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, Valder Falcão, classificou as reuniões realizadas na semana passada pela diretoria da Coomigasp em cidades do Maranhão e do Piauí, para falar sobre o contrato de exploração da montoeira de Serra Pelada, os andamentos do projeto da nova mina e sobre a Assembleia Geral Ordinária  que será realizada nos dias 23 e 24 de março deste ano em Curionópolis (PA).
Em todas as reuniões ou pré-assembleias, o presidente Valder Falcão e diretores apresentam  detalhes e destacam a importância do contrato assinado com a empresa BS III, com sede em Belo Horizonte (MG), comandada pelo ex-deputado federal Virgílio Guimarães, para a exploração do material secundário -  “montoeira”, “lama” e “melechete” - na antiga cava de Serra Pelada. A assinatura do contrato com BS III foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária realizada  em Curionópolis em  17 de fevereiro.
A primeira reunião da Coomigasp ocorreu  na manhã do dia 7 de março em Governador Nunes Freire (MA) e a segunda, na tarde do mesmo dia, na cidade de Pinheiro, também no Maranhão.
Em governador  Nunes Freire, o anfitrião e representante da cooperativa na região,  Juvenal Gonçalves, abriu o encontro desejando boas vindas aos visitantes. Juvenal, que também é candidato   a membro do conselho fiscal, ficou emocionado pela aprovação do seu nome pelos presentes como candidat. "É muito bom saber que os companheiros de minha cidade se sentem representados por mim", disse ele. Em seguida falaram os garimpeiros José Costa como também candidato a membro do conselho fiscal e o líder garimpeiro João Paz, de Colinas (TO), candidato à presidência do Conselho Fiscal, cuja eleição ocorrerá durante a Assembleia Geral Ordinária que será realizada em Curionópolis (PA) ainda em março. Depois falaram  o Diretor de Produção da Coomigasp, José Ribamar; o Diretor Administrativo, Pedro Gomes, e o Chefe de Gabinete da Cooperativa, Célio de Sá. 

Nova Mina
Eles explicaram, de forma didática aos presentes, detalhes do trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual diretoria da Coomigasp, tanto na questão da implantação do projeto da nova mina, como na questão administrativa.  “O projeto de escavação do túnel está bastante avançado e ainda neste semestre a Colossus deverá dar início à produção do mineral, para a alegria de toda a classe garimpeira”, declarou Ribamar.
“Estamos passando por um processo de administração nunca visto na Cooperativa. Temos o apoio administrativo do Grupo Work, que cuida da gestão financeira por determinação do Ministério Público do Estado do Pará, e todo gasto é fiscalizado pelo Judiciário. Portanto, vivemos uma nova fase de administração, com muita transparência e responsabilidade”, afirmou Pedro Gomes.
Célio de Sá explicou detalhes sobre os preparativos da grande Assembleia Geral Ordinária que ocorrerá nos dias 23 e 24 de março, quando será colocada em discussão para aprovação  dos garimpeiros, as contas da atual diretoria referentes ao exercício de 2012, entre outros temas de uma pauta que está sendo elaborada.
Por último, fechando a reunião, o presidente da Coomigasp, Valder Falcão, fez uma retrospectiva dos últimos acontecimentos, como, por exemplo, seus atos administrativos e as reuniões que teve em Brasília com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e destacou a importância da unidade da sociedade garimpeira. Ao final, foi aberto o espaço para perguntas e todos os questionamentos foram respondidos pelos diretores da cooperativa. "Nosso objetivo é que nessas  reuniões e pré-assembleias,  os nossos irmãos garimpeiros tenham todas as suas dúvidas e questionamentos esclarecidos. E graças a Deus isto está acontecendo. Falamos a linguagem do garimpeiro e trabalhamos com transparência e seriedade”, destacou.
Em Pinheiro a reunião foi organizada pelo representante José Raimundo e aconteceu em uma área de eventos no centro da cidade. Lá também o presidente Valder Falcão, diretores e candidatos ao Conselho Fiscal falaram sobre o projeto da nova mina, os trabalhos que vem sendo realizado pela atual diretoria e sobre a AGO/E que será realizada dias 23 e 24 deste mês. A reunião contou com a presença de um grande número de garimpeiros e todos saíram satisfeitos com os resultados e os esclarecimentos prestados pela diretoria da Coomigasp.
 Com a mesma pauta apresentada em Governador Nunes Freire e em Pinheiro, também foram realizadas reuniões em Santa Inês (MA) dia 8 de março pela manhã, que tem como delegado regional o garimpeiro José Maria, e no final da tarde do mesmo dia em Vargem Grande (MA),  onde o Delegado da Cooomigasp em São Luis,  Gentil da Silva, fez a abertura dos trabalhos e saudou a comitiva da cooperativa coordenada pelo presidente Valder Falcão. "Para nós, que compomos a regional de São Luis, é uma alegria receber pela primeira vez nosso presidente e sua comitiva, que nos trás ótimas noticias", comentou o delegado.  
No sábado pela manhã  a reunião da Coomigasp foi realizada em Caxias (MA) e à tarde em Teresina (PI). Na capital piauiense a reunião - que tinha caráter de uma pré-assembleia - ocorreu no auditório do  Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS). “Os garimpeiros de nossa regional, estavam cheios de dúvidas e questionamentos, mas logo que o presidente Valder começou seu discurso, percebi que todas as dúvidas foram tiradas. Agora sim, estamos preparados para nossa assembleia", afirmou Norberto, delegado regional em Teresina.
No domingo, a comitiva chefiada pelo presidente Valder Falcão,  realizou a maior a pré-assembleia da Cooperativa até agora. Foi na cidade Presidente Dutra (MA). "Estou feliz por poder fechar com chave de ouro essa primeira etapa das viagens aqui na minha casa. E saber que tenho total apoio da sociedade garimpeira, é uma prova real que estamos no caminho certo", comenta o presidente. 

Imperatriz
Uma das maiores pré-assembleias ocorrerá em Imperatriz dia 16 de março a partir das 9 da manhã, na sede da FREDDIGASP, na Rua Floriano Peixoto nº 1500, na Nova Imperatriz próximo ao cemitério Campo da Esperança. “Imperatriz é onde temos o maior número de associados da Coomigasp e é um polo muito importante de garimpeiros. Por isso, é fundamental que todos participem para acompanhar de perto sobre o que está acontecendo em Serra Pelada e sobre a pauta da grande Assembleia Geral Ordinária dos dias 23 e 24 de março em Curionópolis”, destacou Valder Falcão, presidente da cooperativa.
Segundo ele, a diretoria da Coomigasp está definindo nesta semana a agenda de reuniões e pré-assembleias em cidades do Tocantins e do Pará, incluindo Curionópolis e Serra Pelada. 
(Lima Rodrigues – ASCOM-COOMIGASP/FREDDIGASP).

sábado, 9 de março de 2013

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINARIA – AGE

 
O Presidente da COOMIGASP – COOPERATIVA DE MINERAÇÃO DOS GARIMPEIROS DE SERRA PELADA, inscrita no CNPJ/MF sob o numero 05 023 221/0001-07e NIRE nº 1540000057-4, legalmente constituída e estabelecida a Rua do Comercio, 129 – Distrito de Serra Pelada, com sub-sede provisória na Av Para nº 120 – Centro – CEP 68.523-000, ambas em Curionopolis – Estado do Pará, no uso de suas atribuições estatutárias e de acordo com o constante nos artigos 31, Parágrafo Único; 32, §1º, §2º, §3º; 33; 34 alíneas a, b, c, d, e, Parágrafo Único; 35, Incisos I, II e III, Parágrafo Único; 36, §1º, §2º; 37; 40, §1º, §2º; 42; 43; 45; 46; 58, VIII, 60, alínea b, CONVOCA todos os associados da entidade cooperativa – Coomigasp, em numero de 37.993 (trinta e sete mil, novecentos e noventa e três sócios), sendo que ate esta data, estão quites com as obrigações estatutárias 14.835 (quatorze mil, oitocentos e trinta e cinco) associados, sendo que poderão votar, adicionalmente, aqueles que comprovarem que estão quites com suas obrigações estatutárias ou que quitarem suas obrigações perante a COOMIGASP – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada até a data da Assembleia Geral, a participarem da ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINARIA AGE, que será realizada junto as instalações físicas do Auditório da Coomigasp, localizado a Rua 31 de Marco, nº 141, Bairro Planalto – Curionopolis/Pará, no dia 23 de Março de 2013 (sábado), as 8:00 horas em primeira convocação, com 2/3 (dois terços) dos associados, quites com suas obrigações estatutárias, as 9:00 horas em segunda convocação, com a presença de metade mais um 1(um) dos associados, quites com suas obrigações, as 10:00 horas em terceira e ultima convocação, com o mínimo 50(cinquenta) associados, quites com suas obrigações estatutárias, para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:
I – Autorizar que o Conselho de Administração da COOMIGASP, após análise do setor jurídico da Cooperativa, adote todas as medidas legais possíveis, incluindo judicial, visando RESCINDIR, ANULAR e/ou por qualquer outra forma legal existente, TORNAR SEM EFEITO o contrato de alienação/cessão dos direitos minerários sobre a área de 700ha, que é parte do processo DNPM/813.687/1969, e dos direitos minerários sobre a área de 74ha, Processo DNPM/850.424/1990 firmado com a Serra Pelada – Companhia de Desenvolvimento Mineral e COLOSSUS GEOLOGIA E PARTICIPAÇÕES LTDA;
A votação será por voto secreto, e a mesma (votação) se estenderá até as 17hrs do dia 23.03.2013.
Serra Pelada/Curionopolis/PA, 05 de Março de 2013
VALDEMAR PEREIRA FALCAO.
Presidente – COOMIGASP

 por Ana Maria/Freddigasp

quinta-feira, 7 de março de 2013



Feliz Dia Internacional da Mulher

Hoje,
não quero ser
a mulher forte, com atitude
de leoa, sedutora,
aquela que luta, defende,
conquista,
consola, abriga...
Hoje,
eu quero deixar que
a mulher sensível, delicada,
romântica, frágil...
seja vista e sentida!
Quero um carinho, um abraço,
um colo...
Quero braços que me
envolvam
protejam, abriguem.
Quero um corpo onde possa
me aconchegar;
um ombro para poder chorar,
uma mão que acaricie
meus cabelos,
olhos que vejam as lágrimas
cairem no meu rosto
quando falo dos meus
medos ...
uma boca que me diga palavras
de ânimo e esperança
e que me beijem com
amor e carinho!
Quero olhos que vejam minha
fragilidade,
que me admirem por ser delicada
e que não desejem que eu
tenha que ser sempre forte!
Quero ser admirada, notada,
e quero que me queiram
por também ter um lado frágil.
Quero que me admirem por ser
mulher na sua essência,
não só o lado leoa, mas
o lado beija-flor e também flor!
O lado que necessita do outro
que também precisa receber!
Quero hoje... a fragilidade de ser
MULHER!!!

(Dedico este texto, a todas as mulheres,
mas em especial, à todas mães, que sempre soube ser,
em todas as circunstâncias, uma grande mulher.)


São os agradecimentos da FREDDIGASP a você mulher, que sem voces não estariamos aqui.