quinta-feira, 28 de junho de 2012

Nota de esclarecimento aos garimpeiros pertencentes às Delegacias Regionais de Belém e Palmas

 
A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – Coomigasp informa a todos os associados da mesma que os delegados regionais Victor Albarado e Aírton Portilho de Belém – PA e Palmas – TO respectivamente, ainda encontra-se afastados de suas atividades.
A diretoria da Coomigasp informa ainda, na pessoa de seu Diretor Financeiro, Marcos Antônio (Poliplaca), que os garimpeiros pertencentes às regionais de Belém e Palmas, podem está inadimplentes e para que os mesmos procurem a Sede da Coomigasp, para verificarem suas situações devido à falta de prestação de contas dos dois Delegados Regionais.
A falta de prestação de contas dos delegados pode está prejudicando os garimpeiros pertencentes a suas regionais. A decisão do afastamento dos dois não foi feita pela diretoria em si, mas sim pelo Conselho Deliberativo da Coomigasp.
Curionópolis, Pará, 27 de junho de 2012
 por Ascom Coomigasp/Freddigasp

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Conheça os Programas da SPCDM e mais um pouco do Projeto Nova Serra Pelada

A Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral – SPCDM, parceria feita pela empresa do grupo canadense a Colossus Minerals Inc., e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – COOMIGASP, promovem bastantes programas sustentáveis em prol da comunidade da Vila de Serra Pelada e da cidade de Curionópolis.

Foto: Anderson Souza
O projeto que segue funcionando a todo vapor 24 horas por dia e com três turnos de trabalhadores divididos em oito horas nos períodos de manhã, tarde e noite, também tem a responsabilidade social com o meio ambiente, onde tem cultivados milhares de mudas de árvores nativas da região, o programa faz parte do projeto de reflorestamento.
A preocupação da SPCDM não é só com o projeto de mineração, a população da Vila de Serra Pelada também recebe total atenção com os programas sociais realizados pela mesma. Alguns dos programas são: SSMAC – Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidade, o CER SPCDM – Cultura, Educação e Renda e o Programa Portas Abertas que vocês já conhecem e já viram por aqui.
O SSMAC e o CER SPCDM são realizados no CDC – Centro de Desenvolvimento Comunitário, onde dispõe de áreas para prática de esportes, lazer e cultura. No CDC os jovens de Serra Pelada são qualificados para o mercado de trabalhado e lá se pode aprender: Culinária, Caldeiraria e Serralheria, Corte e Costura, informática, artesanato, entre outros.
Devido à importância desses programas, a SPCDM firmou diversas parcerias com o objetivo de colocar em prática seus programas de Responsabilidade Social, que visão aprimorar o acesso à cultura. Alguns dos parceiros são: SEBRAI, SENAC, Fundação Bom Samaritano, SENAI, SESI, Teatro de Tábuas e outros.
Além do compromisso com a comunidade de Serra Pelada, a Prefeitura de Curionópolis também recebe total apoio como já foi realizada no Hospital Municipal Alcione Barbalho, Reforma do Teatro Municipal, Reforma de Praças e outros. A SPDM atende as condicionais da Licença de Instalação (LI) expedida pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Pará.
O Projeto

A mina do projeto Nova Serra Pelada funciona 24 horas por dia, dividida em três turnos de trabalhadores nos períodos de manhã, tarde e noite. O túnel que já chega a 985m de comprimento e 140m de profundidade, começou, oficialmente os trabalhos no ano de 2010 com expectativa de termino em 3 anos.
Uma mina desse porte leva pelo menos 4 anos para está pronto, só que nós estamos  trabalhando seriamente que a expectativa seja de produção em três anos, ou seja, 2013. Haja vista que os trabalhos começaram oficialmente em 2010.”, afirmou Zé Ribamar que completou ainda: “Temos um projeto que funciona 24 horas por dia e dentro do túnel tem trabalhadores sócios da Coomigasp e que assim como nós também estão esperando a produção mineral.
Algumas acusações que chega a ser até uma baixaria com quem trabalha dentro do túnel são feitas através de alguns sites que não sabem o que se passa nos trabalhos realizados na Nova Mina de Serra Pelada, assim é o pensamento de um dos trabalhadores que é sócio da Coomigasp que ainda conclui-o: “Trabalho aqui dentro do túnel, sou associado da Coomigasp, temos funcionários da Coomigasp que trabalha aqui como o Jândir que fiscaliza os trabalhos 24 horas por dia, eu fico triste quando aparecem pessoas que não sabem o que se passa aqui e andam fazendo mentiras absurdas como apanhado de ouro, eu trabalho aqui e digo com clareza, isso nunca aconteceu e falo isso como sócio da Coomigasp e não como funcionário da empresa.”, disse um funcionário da SPCDM e sócio da Coomigasp.
O projeto Nova Serra Pelada tem uma expectativa de produção para o primeiro semestre do ano que vem, ou seja, o sofrimento de mais de 38 mil sócios da Coomigasp que dura mais de 30 anos pode ser resolvido já no ano que vem. Recentemente os sócios da Coomigasp receberam a noticia que ainda essa semana uma empresa chegará para fazer a montagem da usina de beneficiamento do minério. “A empresa que fará a montagem da usina de beneficiamento do minério que será produzido pela mina da Nova Serra Pelada já está chegando, vários caminhões já estão aqui no projeto, à expectativa é que ela fique pronto até o final do ano.”, comentou José Raimundo – Gerente de Produção da Coomigasp.
 
Valder Falcão – Presidente da Coomigasp afirma aos mais de 36 mil garimpeiros da Coomigasp que o projeto está funcionando normalmente e para os seus sócios não ligarem para as fofocas que estão sendo inventadas por uma ou duas pessoas que não querem o bem do projeto: “O projeto é um projeto bonito e está beneficiando todas as famílias que vivem em Serra Pelada. Filhos, netos e bisnetos de garimpeiros que ainda vivem em Serra Pelada, hoje dependem muito desse projeto.”, afirmou Valder que concluiu: “O site da Cooperativa é para manter o garimpeiro bem informado sobre o projeto e não para responder fofocas de gente que não querem o bem do projeto. A verdade é que temos um projeto montado e que no primeiro semestre do ano que vem já vai começar a produzir. Peço a vocês que não acreditem nas mentiras de uma ou duas pessoas irresponsáveis.”.
 por Ascom Coomigasp/Freddigasp

Colossus fornece informações sobre o projeto Serra Pelada durante audiência pública

Carajas o jornal 26 de junho de 2012
danielv
Advogado Daniel Vilas Boas representou a Colossus

A Colossus Mineração Ltda. esteve presente em audiência pública promovida hoje, às 14 horas, em Brasília (DF), pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, com o objetivo de explicar os termos do acordo firmado entre a empresa e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) para o desenvolvimento da mina de Serra Pelada, no Estado do Pará.
O advogado da empresa, Daniel Vilas Boas, representou a Colossus e expôs os termos previstos no contrato e a divisão nos lucros, principal tema da audiência. “A redução da participação societária está prevista na proposta inicial, em 2007. No contrato diz que isso aconteceria caso uma das partes não pudesse aportar recursos no projeto a partir do valor de R$ 6 milhões”, explicou Vilas Boas.
“As partes assinaram um Termo de Compromisso no Ministério de Minas e Energia, pelo qual os percentuais de participação foram reconhecidos e definidos em 75% para a Colossus e 25% para a Coomigasp, sem possibilidade de redução, ainda que fossem necessários mais investimentos, que passariam a ser feitos somente pela Colossus”, disse Vilas Boas.
A reunião e a assinatura do Termo de Compromisso ocorreram em 2010, em Brasília. O aditivo foi colocado em votação e aprovado em assembleia. Após a formalização, a Portaria de Lavra foi outorgada.
A Colossus Mineração Ltda. é uma empresa legitimamente estabelecida no território brasileiro e tem firme entendimento do momento de estado de direito que nosso país vive e, com base nisto, ela vai sempre procurar defender os seus direitos. Possui um profundo respeito pelas entidades e autoridades nacionais e da região onde está estabelecida e tem consciência de que está contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável. Sua ação tem sido norteada para a construção de relações de respeito recíproco com todas as partes interessadas no projeto Serra Pelada. Somente assim, e com base em fatos de dados verdadeiros, os problemas e as oportunidades naturais em um ambiente de negócio podem ser tratados.
Projeto Serra Pelada
O projeto localizado no distrito de Serra Pelada, em Curionópolis (PA), é desenvolvido pela Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), companhia criada a partir da união entre a Colossus Mineração Ltda., empresa brasileira da Colossus Minerals Inc. e a Coomigasp. O início das operações está previsto para 2013, antes mesmo do prazo de quatro anos, internacionalmente aceito para implantação de uma mina deste porte.
Sobre a SPCDM
A Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM) é resultado da sociedade entre a Colossus Mineração Ltda., empresa brasileira do grupo canadense Colossus Minerals Inc., e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp). Atualmente em fase de desenvolvimento, a SPCDM avança em seu objetivo de tornar-se a próxima produtora de metais preciosos no Brasil. Para isso, é liderada por executivos com sólida experiência e carreiras de sucesso nas áreas de gestão de negócios, geologia, engenharia e desenvolvimento de minas.
Fonte: Carjas o Jornal

Coomic avança com o projeto Nova Cutia 

Carajas o jornal 26 de junho de 2012

Raimundo-Lopeic
Raimundo Lopes, presidente da Coomic

Passados 20 anos após atividade garimpeira que originou o garimpo da Cutia situado na região sudeste do Pará, garimpeiros sócios da Coomic - Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia aguardam ansiosos pela produção mineral, fato este impulsionado com o fechamento recente de um contrato de parceria com a empresa Grifo Geologia, que inclui a pesquisa de uma área de 629 hectares e sua posterior exploração de forma mecanizada.
Dando continuidade ao acordo contratual, a Grifo Geologia começou no fim do mês de maio o trabalho de topografia da área dos 629 hectares, processo este essencial para o mapeamento geológico e a posterior sondagem do subsolo. ‘‘O processo de topografia é primordial para as pesquisas, pois através desses estudos os geólogos traçarão um perfil do solo de toda a área e com isso indicarão os pontos onde serão realizados os primeiros furos de sondagem’’. Comentou Antonio Raiol - topografo da Grifo.
Para Raimundo Lopes – Presidente da Coomic, este fato é decorrente de todo um processo que já vem sido galgado há bastante tempo, “antigamente o que tínhamos era uma cooperativa não produtiva completamente desacreditada, que através de um trabalho sério e de uma boa gestão administrativa conseguiu aos poucos se tornar uma referencia e a Grifo veio consolidar isso’’. Comentou Lopes, que espera com a Coomic de fato venha desenvolver um projeto sustentável trazendo emprego renda a população.
 Fonte: Carajas o Jornal

terça-feira, 26 de junho de 2012

Delegacias Regionais da Coomigasp de Palmas – TO e Belém – PA estão suspensas

 
A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – Coomigasp tem sua sede original na Vila de Serra Pelada, devido o fechamento do garimpo na década de 80 pelo Presidente da República, milhares de garimpeiros tiveram que retornar para suas cidades de origem, alguns permaneceram em Serra Pelada. Quando eram convocadas as Assembleias, garimpeiros que viviam em outros estados a milhares de km da sede da Coomigasp, faziam de tudo para regularizar sua situação e com isso, eles eram obrigados a gastar até o que não tinham.
Pensando nessa situação dos garimpeiros, a Coomigasp, em 2009, levou a sede da Coomigasp para a cidade de Curionópolis criando assim a sub sede e também criou diversas Delegacias Regionais, como em São Luís, Presidente Dutra, Imperatriz, Santa Inês, ambas no Maranhão, São Domingos, Marabá, Belém, ambas no Pará, uma em Brasília – DF, Araguaína e Palmas no Tocantins e outras.
O objetivo das Delegacias é de facilitar o associado da cooperativa a regularizar sua situação dentro da Coomigasp, realizando seus pagamentos, informações sobre o projeto, ou seja, é como se fosse realmente a Coomigasp, para isso, delegados regionais foram eleitos para tomarem de conta delas com uma pequena e obrigatória questão que é de mês em mês prestar contas e fazer os balancetes dos associados que se regularizaram.
Só que nas delegacias de Belém – PA e Palmas – TO não estão funcionando normalmente, estão sem prestar contas á mais de seis meses, devido a essa inadimplência, a diretoria da Coomigasp confirmou o afastamento das mesmas. “Não sei o que ouve com os delegados Victor Albarado e Aírton Postilho, delegados de Belém e Palmas, já faz mais de seis meses que eles não prestam contas de suas delegacias, por isso, digo a todos os associados para que não paguem nada para essas duas delegacias, elas estão parcialmente suspensas até conseguimos resolver essa situação.”, afirmou Marcos Antonio (Poliplaca) – Diretor Financeiro da Coomigasp que concluiu: “Em virtude da não prestação de contas por mais de seis meses, estou convocando os dois delegados para prestar contas de suas obrigações para que o sócio não seja penalizado.”
A decisão do afastamento das delegacias de Belém e Palmas foi feita pelo Conselho Deliberativo da Coomigasp, haja vista que ambas não estão cumprindo com o seu dever. “A criação das delegacias regionais foi uma forma de levar a Coomigasp para mais perto do associado, facilitando para ele, ficando a responsabilidade maior para o delgado regional que é de prestar contas dos seus trabalhos. O afastamento delas não é uma ordem minha e sim do conselho deliberativo.”, disse Valder Falcão – Presidente da Coomigasp.
Embora seja uma importante perda a suspenção dessas duas delegacias, mas a diretoria não pode fazer nada, já que ambas não prestam contas a mais de seis meses. A decisão do Conselho Deliberativo foi unânime, até segunda ordem, o associado não deve fazer seus pagamentos em ambas, a alternativa é procurar outra delegacia mais próxima ou até mesmo a sede da Coomigsp em Curionópolis – PA.
 por Ascom Coomigasp/Freddigasp

sábado, 23 de junho de 2012

Conselho Fiscal da Coomigasp afasta o Presidente Nilbert Santos

Abaixo segue a Ata de Reunião do Conselho Fiscal da Coomigasp aprovando o afastamento por violação do artigo 66 do Estatuto da Coomigasp o senhor Presidente Nilbert Santos:



Fonte: Coomigasp/Freddigasp

Depoimento de um garimpeiro indignado!

Segue abaixo o depoimento de um garimpeiro de São Luis – MA, onde o mesmo se diz indignado com a postura do Sr. Toni Duarte.

Toni Duarte defende a família garimpeira? Não, ele defende a família dele, e muito bem!

Meu nome é José de Ribamar Pereira, sou um velho garimpeiro de Serra Pelada, ainda do tempo da”orelha de anta” e morador de São Luis-MA. Estou muito indignado com a postura inconseqüente do Toni Duarte cuspindo no prato que comeu. Meu neto é blogueiro e está fazendo este jornal porque conheço o Toni desde o tempo que ele tinha um programa de rádio aqui em São Luis e chantageava políticos, empresários de todas as formas que os caras vieram na rádio e meteram fogo nele que teve muita sorte e não morreu. Mais, o vigia morreu e o rapaz que trabalhava com ele até está em cima de cama todo aleijado. E o Toni fugiu para Brasilia onde se meteu com os garimpeiros.
Quando a Coomigasp começou a parceria com a Colossus, era o maior defensor deste projeto. Mesmo com muitas denúncias de que o contrato era ruim e sobrava 6% para os garimpeiros, mesmo assim, ele defendia e dizia que Gessé era o maior líder dos garimpeiros. E nós acreditamos nisso e apoiamos Gessé e o projeto da Colossus. De repente, Toni Duarte denuncia que o projeto não presta e o Gessé tá desviando dinheiro dos garimpeiros. Como eu conheço o Toni Duarte muito bem e conheço também toda a diretoria da Coomigasp.
Resolvi tirar isso a limpo. E o que descobri através de alguns diretores é que o Toni Duarte exigiu de Gessé e da Colossus, R$ 5.000.000.00 (cinco milhões de reais) e mais R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais) todo mês para continuar apoiando Gesse e a empresa. Como a Coomigasp pagava R$ 30.000,00 (trinta mil reais) por mês e a Colossus pagava R$ 15.000,00 (quinze mil reais), totalizando R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais) todo mês, Toni Duarte estava achando pouco. A empresa Colossus não aceitou a proposta absurda do Toni e o Gessé parece que não pode fazer nada, e o Toni detonou todo mundo.
Agora, a prova que ele tá pouco se lixando para garimpeiro e só tá defendendo o bolso dele e de sua família, é uma relação de toda a grana que foi repassada para o Toni Duarte e sua família através de depósitos bancários.
Vejam só a quantidade de dinheiro que o Toni Duarte e sua familia receberam da Coomigasp no ano passado: Na conta do Banco do Brasil, Agencia 2336-0, conta corrente nº 9612-1, em nome de Antonio Carvalho Duarte, foram feitos dois depósitos: um no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) e outro no valor de R$ 21.000,00 (vinte e um mil reais), totalizando R$ 61.000,00 (sessenta e um mil reais).
Na conta do Banco do Brasil, Agencia 3596-3, conta corrente nº 11096-5, em nome de Maria José Santos Duarte, esposa de Toni Duarte, foram feitos doze depósitos: no dia 14/03/2011 foi feito um depósito no valor de R$ 22.000,00 (vinte e dois mil reais); no dia 12/04/2011 foi feito um depósito no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais); no dia 18/05/2011 foi feito um depósito no valor de R$ 22.000,00 (vinte e dois mil reais); no dia 17/06/2011 foi feito um depósito no valor de R$ 12.000,00 ( doze mil reais); no dia 07/07/2011 foi feito um depósito no valor de R$ 12.000,00 ( doze mil reais); no dia 02/08/2011 foi feito um depósito no valor de R$ 22.000,00 (vinte e dois mil reais); no dia 08/08/2011 foi feito um depósito no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais); no dia 18/08/2011 foi feito um depósito no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais); no dia 07/09/2011 foi feito um depósito no valor de R$ 14.250,00 (quatorze mil e duzentos e cinquenta reais); no dia 09/09/2011 foi feito um depósito no valor de R$ 24.500,00 (vinte e quatro mil e quinhentos reais); no dia 07/10/2011 foi feito um depósito no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) e no dia 06/12/2011 foi feito um depósito no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). A esposa do Toni Duarte recebeu da Coomigasp, um total de R$ 240.750,00 (duzentos e quarenta mil e setecentos e cinquenta reais) durante o ano de 2011.
Na conta do Banco do Brasil, Agencia 3596-3, conta corrente nº 9629-6, em nome de Glaucio Manoel Santos Duarte, filho de Toni Duarte, foram feitos quatro depósitos: no dia 16/02/2011 foi feito um depósito no valor de R$ 10.000,00 ( dez mil reais); no dia 12/04/2011 foi feito um depósito no valor de R$ 10.000,00 ( dez mil reais); no dia 07/07/2011 foi feito um depósito no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais); no dia 07/09/2011 foi feito um depósito no valor de R$ 12.250,00 ( doze mil e duzentos e cinquenta reais). O filho de Toni Duarte recebeu da Coomigasp, um total de R$ 42.500,00 (quarenta e dois mil e quinhentos reais).
O Toni Duarte e sua Família, recebeu da Coomigasp a bagatela de mais de R$ 344.000,00 (trezentos e quarenta quatro mil reais) no ano de 2011, isto, sem contar com mais R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) repassados pelo Colossus, perfazendo um total de mais de R$ 524.000,00 (quinhentos e vinte e quatro mil reais).
Eu só quero ver como é que o Toni Duarte vai justificar o recebimento desta dinheirama toda para os garimpeiros, para a sociedade, para os políticos e para a justiça. Porque quando eu recebi essa relação de depósitos que só beneficia o Toni Duarte e sua família, fiquei indignado. Como uma pessoa que recebe mais de R$ 524.000,00 (quinhentos e vinte e quatro mil reais) somente em um ano, tem moral pra dizer que Gessé desviou dinheiro da Cooperativa? Toni Duarte, pelo tipo de gente, que aqui está provando que é, tem que ser extirpado do meio dos garimpeiros. Prova disso, é que ele depois que colocou na internet as denuncias contra o Gessé, o Jairo e Colossus, nunca mais escreveu uma palavra sobre a aposentadoria, que é o desejo de todos os garimpeiros, e é uma das mais importantes reivindicações desta categoria tão sofrida. E ele esqueceu por dinheiro. Só tem um jeito para o Toni Duarte, sair fora dos garimpeiros.
 por Ascom Coomigasp

quinta-feira, 21 de junho de 2012