quarta-feira, 30 de maio de 2012


CÂMARA DE CURIONÓPOLIS É RECEPCIONADA PELO SENADOR LOBÃO FILHO E REFORÇA APOIO AO PROJETO DE SERRA PELADA.



(Brasília – DF) - O senador Lobão Filho (PMDB/MA) recepcionou, no Plenário do Senado, líderes garimpeiros e a Câmara de Vereadores de Curionópolis – PA., representada pelo seu presidente, João Patrocínio Filho, e, pelo parlamentar Robson da Serra, líder do PMDB na Câmara. A reunião teve a duração de três horas aproximadamente e diversos temas foram discutidos, todos envolvendo o Projeto de Mineração da SPCDM ( Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral ) tocado pela parceria Colossus e COOMIGASP.
Segundo o presidente da Câmara de Curionópolis, uma onda de comentários infundados busca ameaçar o bom andamento da implantação, que rigorosamente tem seguido o TAC exigido pelo Ministério de Minas e Energia. “ Não podemos aceitar que, depois de décadas de esquecimento e agora contemplados por um projeto tão grandioso como este, pessoas sem referências na história do município, muito menos entre a classe garimpeira, queiram, além de tirar proveito próprio, prejudicar a implantação que já está em fase avançada e tem seus trabalhos executados com muita responsabilidade social. Tenho acompanhado de perto e posso afirmar que nada tem sido ocultado a nós como representantes do povo de Curionópolis, nem aos líderes do povo garimpeiro”, ressaltou o vereador, falando do programa PORTAS ABERTAS da SPCDM, que disponibiliza aos garimpeiros e seus representantes, visitas à mina e palestras que esclarecem dúvidas e levam informações sobre a mina e seu processo de implantação.  Para o vereador Robson da Serra, as publicações querem levantar suspeitas contra o Projeto de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, não passam de ameaças que sempre aconteceram. “ Os inimigos do projeto sempre existiram e assim foram vencidos e pudemos chegar até aqui, vamos continuar lutando, mostrando a verdade e vencendo todas as adversidades e foi para isto que fomos eleitos como representantes do povo de Curionópolis. Vamos continuar defendendo o povo garimpeiro e seu projeto de mineração, que tanto tem beneficiado o município como ,um todo, mas especialmente a comunidade garimpeira que vive em Serra Pelada”, disse o vereador, referindo-se aos projetos sociais direcionados especialmente para a formação e capacitação de jovens e adultos em Serra Pelada e o aumento sensível no comércio de todo o município, que tem possibilitado emprego e renda a todos os munícipes, estendendo-se inclusive as comunidades vizinhas como Eldorado dos Carajás e Paraupebas. “Deixo claro que não me influencio por informações sem fundamento e vou combatê-las veementemente, pois entendo que elas objetivam única e exclusivamente prejudicar um projeto que só tem trazido benefício melhorias e desenvolvimento. Este tipo de informação visa causar danos à imagem e às atividades deste projeto vitorioso”, finalizou o vereador Robson da Serra, reiterando seu apoio incondicional ao Projeto de Mineração da SPCDM.
Os vereadores foram recepcionados no último dia 23, às 18:30 horas, e no dia seguinte, visitaram o gabinete do deputado federal Wandenkolk, do PSDB/PA, que hoje preside a comissão de aposentadoria do garimpeiro. Segundo os vereadores, o deputado deu apoio aos parlamentares e se comprometeu a levar seus anseios ao governador do Estado do Pará, Simão Jatene (PSDB/PA). (Assessoria)

Fonte: Jornal O Progresso – Imperatriz/MA  29-05-2012

sexta-feira, 25 de maio de 2012

"MOVIMENTO DE APOIO A GESSE SIMÃO DE MELO"

SLOGAN: GESSE     "SIM"


A FREDDIGASP de IMPERATRIZ convida todos os seus associados garimpeiros e famílias e, ao público em geral, para realizar uma moção de apoio de solidariedade ao Presidente da COOMIGASP, Sr. GESSÉ SIMÃO DE MELO, através da coleta de assinaturas.
Não podemos deixar que por causa de meia dúzia de baderneiros, garimpeiros ou não, acabe obstruindo e atrapalhando o andamento do Projeto de Desenvolvimento Mineral de Serra Pelada.

Mande-nos seu nome completo, Matricula da Coomigasp, sua cidade ou povoado e telefone para contato:  aqueles que nao puder vim a Delegacia de Imperatriz mande-nos através do EMail da Freddigasp que é:

EMAIL: freddigasp-imp@hotmail.com


quinta-feira, 24 de maio de 2012


Parceira afirma que investirá mais de R$ 320 milhões na nova mina
 

Membros da diretoria da mineradora canadense Colossus informaram ontem a O LIBERAL que a nova mina de Serra Pelada entrará em operação no final do primeiro semestre de 2013. “Estamos cumprindo o nosso cronograma religiosamente em dia e cumprindo com tudo que foi acordado com a classe garimpeira”, garante um dos diretores da empresa, Paulo de Tarso Serpa Fagundes, frisando que são infundadas as informações dando conta de que o garimpo de Serra Pelada não reabrirá em 2013.
À reportagem, Paulo afirmou que a Colossus Mineração Ltda, que detém 75% de participação no projeto, é responsável pela construção integral do Projeto Serra Pelada, em parceria com a Cooperativa Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), que possui 25% das ações da mina. A diretoria da mineradora garante que cumpre integralmente o Termo de Compromisso assinado em maio de 2010, junto ao Ministério das Minas e Energia, bem como vem honrando o contrato celebrado com a Coomigasp.
Ainda de acordo com Paulo de Tarso, a nova mina de Serra Pelada produzirá, de forma mecanizada, ouro, platina e paládio, sendo que, como parte do contrato, a Coomigasp receberá, além dos 25% dos lucros, R$ 1.145, reais a cada quilo de minério extraído do garimpo. “No total serão investidos no projeto cerca de 320 milhões de reais. A empresa não tem nada a esconder e está à disposição das autoridades e de toda a classe garimpeira para quaisquer esclarecimentos”, informou Paulo de Tarso.
 por Ascom Coomigasp
Fonte: O Liberal